Todas as candidaturas friburguenses já foram analisadas pelo TSE

Ao todo, 598 candidatos estão aptos a concorrer à Câmara e à prefeitura. Do total, 23 candidaturas foram “indeferidas com recurso” e 10 consideradas inaptas
quinta-feira, 12 de novembro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Todas as candidaturas friburguenses já foram analisadas pelo TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já analisou todos as 608 candidaturas registradas em Nova Friburgo para o pleito do próximo domingo, 15, e deste total 598 candidatos estão aptos a concorrer (98,36%) e apenas dez candidaturas foram consideradas inaptas (1,64%). Ao todo, foram registradas este ano 235 candidaturas a mais do que as últimas eleições municipais, em 2016, quando 373 candidatos concorreram ao cargo de prefeito e às 21 cadeiras na Câmara de Vereadores – um aumento de 63%.

Entre as dez candidaturas consideradas inaptas pelo TSE, três constam como “pedido desconhecido”, seis foram por “renúncia” do próprio candidato e uma aparece como “indeferida”. É importante que, entre as três candidaturas com “pedido desconhecido”, duas são da candidata a prefeita Delegada Danielle Bessa (PSL) e do seu vice, Adalto Lomba (Partido Patriota), devido a uma duplicidade no registro da candidatura da chapa. O outro registro da chapa consta como apto e ela concorrerá normalmente ao pleito.

Há ainda a candidatura de Loirinha (Podemos), que também aparece como “pedido desconhecido”. As seis renúncias foram de: Ricardo Rocha (Republicanos); Elaine de Oliveira (PRTB); Denise Lopes (Patriota); Badu do Picolé (Democracia Cristã); Daniel do Para Todos (PT); e Jornalista José Duarte (PT). Já a candidatura de Thiago dos Santos Motoboy (Progressistas) é a única de Nova Friburgo que consta como “indeferida”.

Cabe ressaltar que das 598 candidaturas aptas, 575 pedidos já foram deferidos (96,15%), mas ainda há outros 23 pedidos “indeferidos com recurso” (3,85%), o que significa que o pedido inicial ainda não foi apreciado pela Justiça Eleitoral, mas o candidato está liberado a concorrer ao pleito e consta da urna eletrônica.

O perfil dos candidatos

Se fosse possível traçar um perfil médio do candidato friburguense, ele seria: homem, branco, casado, na faixa etária entre 50 e 54 anos, empresário, com ensino médio completo. Segundo as estatísticas eleitorais do TSE, a maioria dos candidatos é homem. As mulheres, apesar de representarem maior parte do eleitorado, são apenas cerca de 30% dos postulantes aos cargos de vereador(a) e prefeito(a). Entre os 16 candidatos a prefeito, por exemplo, há apenas três mulheres concorrendo - mesmo número de candidatas a vice-prefeita.

Entre a totalidade dos candidatos, a maioria está na faixa etária entre 50 e 54 anos, seguido pela faixa etária de 45 a 49 anos. Há ainda 78 candidatos com idade entre 55 e 59 anos e outros 75 na faixa etária entre 40 e 44 anos. A candidata mais velha é uma mulher que tem entre 80 e 84 anos, enquanto o mais jovem é um rapaz de 18 anos.

Ao todo, 26 partidos políticos estão representados e terão candidatos concorrendo às eleições 2020 em Nova Friburgo. São eles: PCO; PCB; PSTU; PV; PTC; PDT; PSD; PMB; MDG; PSOL; PSDB; PTB; Republicanos; Patriota; Cidadania; PT; DEM; PSC; PSL; Avante; Progressistas; PSB; PL; Democratas; Pros e PRTB.

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições