Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura de volta para a arte e cultura

Peça teatral A Promessa abre programação em cartaz até domingo
terça-feira, 27 de fevereiro de 2024
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

Após quase um ano de obras, artistas e público recebem de volta o Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, a partir desta quarta-feira, 28. Inaugurado em setembro de 2008, durante três anos o público foi contemplado com espetáculos de teatro, dança, música, exposições, além de congressos e seminários. 

Foram anos de intensa atividade cultural e artística, até 2011, quando o município — assim como o teatro —, foi atingido por uma enxurrada que devastou a cidade e matou centenas de pessoas. A tragédia, enquadrada como a maior crise climática do país, até então, cobriu de lama e detritos parte do prédio.

Após um período fechado para limpeza e arranjos em setores básicos, o teatro reabriu, ainda que de forma precária, para sediar algumas atividades pontuais, enfrentando dificuldades provocadas por problemas estruturais no prédio. Sem passar por nenhum tipo de reforma desde a sua inauguração, naquela altura o estado de deterioração pelo uso e ação do tempo era visível. Em 2021 foi interditado pela Defesa Civil. 

Passados dois anos, em março de 2023 começaram as obras a partir de projeto elaborado pela prefeitura, para sanar problemas de forma abrangente e definitiva. Em agosto, a prefeitura informou que estavam em andamento a troca de telhado, reformas interna e da fachada, além da recuperação e adequação do anfiteatro, e ajustes no telhado da Praça das Colônias, ao lado do teatro, na Praça do Suspiro.

A verba para a recuperação do espaço — calculada em R$ 1,4 milhão — veio da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo. A expectativa inicial de duração da obra era de até oito meses, com término em dezembro passado. Atrasou um pouco, mas, finalmente foi concluída.

Uma justa homenagem

Com capacidade para 564 espectadores, sendo 482 no térreo e 82 no jirau, além de estacionamento e Galeria de Arte, o Teatro Municipal é um dos principais polos culturais do Centro-Norte fluminense. Em 6 de abril de 2013, conforme a Lei 4.234, de autoria do vereador Joelson do Pote, o espaço passou a se chamar Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, ex-diretor do jornal A VOZ DA SERRA, falecido em 3 de fevereiro daquele ano. A homenagem proposta pelo parlamentar foi aprovada em sessão na Câmara Municipal, em 14 de março de 2013.

“A denominação Laercio Ventura ao Teatro Municipal, foi uma justa homenagem a quem dedicou sua vida ao jornalismo e a exaltar a cidade de Nova Friburgo. Diretor do jornal A VOZ DA SERRA, este importante veículo de comunicação escreve a história de Nova Friburgo, relatando os principais acontecimentos que são notícias no município, o que lhe dá credibilidade e o torna, sem dúvida, um formador de opinião. Além disso, A VOZ DA SERRA é uma incontestável fonte viva de consulta para historiadores e pesquisadores do dia a dia friburguense”, ressaltou o vereador.

(Laercio Rangel Ventura)

Quando foi inaugurado em 2008, o teatro recebeu o nome do romancista e dramaturgo Ariano Suassuna, que veio a Nova Friburgo para prestigiar a solenidade. Até que, em 2011, voltou a vigorar a lei de 1977 (que fora alterada em 2008), proibindo o nome de pessoas vivas a logradouros e monumentos públicos. A homenagem a Suassuna foi anulada, e dois anos depois passou a ser chamado de Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura.

O teatro faz parte do Corredor Cultural, situado na Praça do Suspiro, que dispõe de anfiteatro com capacidade para 3.500 pessoas, assim como a Praça das Colônias. 

Programação

Nesta quarta-feira, 28, a partir das 20h, o prefeito Johnny Maycon e o secretário municipal de Cultura, Daniel Figueira, e demais autoridades, recebem convidados para a solenidade de reinauguração do Teatro Municipal Laercio Ventura, seguida de apresentação da banda Café Bourbon. Confira a programação do Teatro e do Anfiteatro, deste fim de semana:

Quinta-feira, 29, 20h - Peça teatral “A Promessa”, com grande elenco. Atração gratuita e classificação livre. Os ingressos são limitados e serão distribuídos na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo, no Teatro Municipal Laercio Ventura;

Sexta-feira, 01/03, 20h – Apresentação da banda “Uns e Outros”, no Anfiteatro;

Sábado 02/03, 15h – Espetáculo teatral “Canções, Histórias e Brincadeiras Musicais de Bia Bedran” (teatro infantil), no Anfiteatro, classificação livre; 20h – Espetáculo teatral “Selvagem”, com Felipe Haiut, direção de Débora Lamm, no Teatro Municipal Laercio Ventura, classificação 16 anos;

Domingo 03/03, 15h – Espetáculo teatral “As Aventuras de Rajado e Branquinha” (teatro infantil), no Teatro Municipal Laercio Ventura, classificação livre; 20h – Apresentação de Liz Rosa (show de MPB), também no Teatro; Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis portando documentação oficial. 

A história de uma promessa

Baseada na vida do maestro português Samuel Antônio dos Santos, a peça teatral “A Promessa” conta a história do oficial da Marinha portuguesa que, em viagem de navio para a Argentina, enfrentou uma tempestade que colocava em risco a vida dos passageiros e da tripulação. 

Homem de fé, o maestro ajoelhou-se no convés, rezou e prometeu: se sobrevivesse, na primeira cidade que o acolhesse ergueria uma capela em louvor a Antônio, seu santo de devoção. Prometeu ainda viver somente dos rendimentos como músico, além de cuidar dos mais necessitados. 

Livre da tormenta, mas desviado da rota inicial, o navio acabou aportando na costa brasileira. Após vagar sem destino pelas ruas do Rio de Janeiro, rumou para a serra fluminense, apeou em Nova Friburgo, e se sentiu em casa.

Estabelecido, passou a dar aulas de música no Colégio Freese, alguns anos depois criou a Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, e, como prometera, construiu a Capela de Santo Antônio, na Praça do Suspiro.

A Companhia de Arte Jane Ayrão é uma entidade sem fins lucrativos que tem como principal objetivo “a promoção da Arte-Educação a partir de pesquisa histórica e de princípios éticos que contemplem o exercício da criticidade consciente e o respeito à diversidade cultural”.

Segundo a professora Jane, “A Promessa” foi o espetáculo mais bonito que já produziu. “É uma bela história que poucos friburguenses conhecem: a saga de um imigrante português que construiu a Capela Santo Antônio e criou a Banda Euterpe Friburguense, em 1863”. 

Entre elenco e equipe técnica, a peça conta com cerca de 50 profissionais. Em data ainda a ser confirmada, a Cia. de Arte Jane Ayrão recebeu convite para apresentação na Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro. 

A reabertura do Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura está marcada para a quinta-feira, 29 de fevereiro, a partir das 20h, com a apresentação teatral do musical “A Promessa”. A atração é gratuita e a classificação é livre. Os ingressos são limitados e serão distribuídos na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.  

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: