TCU fará auditoria das urnas eletrônicas no domingo

Mais de 100 profissionais estarão envolvidos na ação especial
quinta-feira, 29 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)
(Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

O Tribunal de Contas da União (TCU) confirmou que vai acompanhar a fiscalização do sistema eletrônico das eleições no próximo domingo, 2 de outubro, primeiro turno das eleições gerais deste ano. De acordo com o tribunal, técnicos do órgão darão andamento à quinta fase de auditoria das eleições, iniciada em 2021, em conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

No dia da eleição, serão fiscalizados os procedimentos em 54 seções eleitorais nas capitais brasileiras. O teste de integridade das urnas, realizado pela Justiça Eleitoral, também será acompanhado. No procedimento, os auditores vão avaliar os boletins de, pelo menos, 4,1 mil urnas eletrônicas. Segundo o TCU, 111 auditores estarão envolvidos nesta auditoria. Os resultados parciais serão divulgados em novembro. O resultado final está previsto para o início de 2023. 

Ainda de acordo com o TCU, a atuação da Corte de contas no trabalho de auditoria das urnas eletrônicas tem o intuito de garantir a confiabilidade das informações públicas repassadas à sociedade. O tribunal também faz parte da comissão de transparências das eleições, grupo que é presidido pelo TSE. (Agência Brasil)

LEIA MAIS

Resultados do primeiro turno das eleições frustraram as previsões das pesquisas feitas pelos principais institutos do país

Material facilita o acesso de eleitores, candidatos e partidos aos prazos a serem cumpridos

Urnas serão “reinseminadas” para o segundo turno no próximo dia 30

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra