Semana de incertezas para pais de crianças com deficiência

Contrato com empresa que faz transporte em carros especializados acaba e não é renovado pela prefeitura
sexta-feira, 15 de setembro de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Imagine ter que embarcar em um ônibus, num horário de pico, lotado, com uma criança com deficiência, que usa cadeira de rodas… Mesmo os coletivos de Nova Friburgo sendo adaptados para cadeirantes, o transtorno é grande. No município, as pessoas com deficiência são beneficiadas pelo Programa Conduz, que disponibiliza veículos adaptados para o transporte de pessoas com deficiência, geralmente vans, para levá-las a escolas, atividades em instituições assistenciais, como Apae, Afape, Pestalozi e outras, mas nos últimos dias surgiu uma grande preocupação. 

Os beneficiários do programa e suas famílias foram comunicados pelos motoristas da empresa contratada pela prefeitura para prestar o serviço de transporte de pessoas com deficiência em carros adaptados, de que o trabalho seria oferecido somente até sexta-feira, 15. Uma mãe, que preferiu não se identificar e utiliza o serviço da Conduz para  levar seu filho às terapias na Apae, procurou A VOZ DA SERRA para expressar sua aflição. “A gente tem tanta luta e trabalho para oferecer melhor qualidade de vida para nossos filhos, para levar à escola, terapias, médico, exames… Ter o transporte adaptado, com conforto e segurança para a gente e nossos filhos era uma preocupação a menos. Só quem tem filho com deficiência sabe o que a gente passa para viajar em um ônibus urbano”, relatou a mulher.

O programa Conduz foi amplamente divulgado pela prefeitura, em março deste ano, inclusive com a compra de quatro veículos adaptados pela Secretaria Municipal de Saúde. Mas para suprir toda a demanda do município esses carros não são suficientes e foi preciso contratar uma empresa especializada.

O contrato com a empresa encerrou no final de agosto e não foi renovado. “Os motoristas nos falaram que, como o contrato não foi renovado, os carros seriam levados para São Paulo, onde fica a sede da empresa, nesta segunda-feira, 18. Ficamos perdidos, sem saber como vai ser a partir desta nova semana. Teremos transporte para levar nossos filhos aos compromissos deles?”, questiona a mãe.

O que diz a prefeitura 

Em nota, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que “o serviço, que era gerenciado pela Secretaria de Saúde passou por uma transição e será gerido agora pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude. Os devidos contatos com a empresa já vêm sendo realizados para renovação contratual e, assim, dar continuidade ao serviço.”

Questionamos se os pais poderão contar com o transporte dos filhos a partir desta segunda-feira, 18, ou se terão que aguardar o contrato ser formalizado, mas até o fechamento desta edição, não obtivemos resposta. A VOZ DA SERRA também tentou contato com a empresa terceirizada, que presta o serviço de transporte, mas não conseguiu.

Setembro Verde: Mês da Luta das Pessoas com Deficiência

Essa é apenas uma das lutas das pessoas com deficiência, que coincidentemente está acontecendo em setembro, mês da Luta das Pessoas com Deficiência,  um período para buscar a garantia dos direitos e inclusão social.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, 21 de setembro, foi criado para lembrar que a luta por acessibilidade, emprego, educação e respeito às diferenças são diárias para as pessoas com deficiência. De acordo com o IBGE, 34% da população brasileira possui algum tipo de impedimento.

Criada há 32 anos, a data foi oficializada somente em 14 de julho de 2005, através da lei federal 11.133, e é fruto da ação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O dia foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: