Rua Carlos Alberto Braune à espera do asfalto

Enxurrada destruiu calçamento recém-construído após obras de drenagem
quarta-feira, 24 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Carlos Pereira)
(Foto: Carlos Pereira)

Devido ao temporal do último dia 12, que provocou uma enxurrada na Rua Carlos Alberto Braune, no acesso ao bairro Braunes, a via precisou ser interditada inicialmente ao tráfego de veículos, já que a força da água da chuva arrancou grande parte do calçamento de paralelepípedos. O trecho de ladeira foi submetido no final do ano passado a intervenções para a construção do novo sistema de drenagem do centro de Nova Friburgo, sob responsabilidade do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A obra consistiu na substituição das antigas galerias subterrâneas de captação das águas das chuvas por outras maiores, visando assim, evitar os tradicionais alagamentos no centro da cidade. 

Dias após a enxurrada, a empreiteira que realizou a obra de drenagem fez vistorias no local e constatou que as galerias não foram afetadas e permitiram o escoamento necessário. A enxurrada foi ocasionada por um grande volume de água acumulada na Rua Sara Braune. A recuperação do pavimento foi iniciada na semana passada com uma cobertura de massa asfáltica sob responsabilidade técnica da prefeitura, mas o serviço acabou sendo danificado ainda no primeiro dia por um temporal. 

O tráfego de veículos atualmente está liberado no local em mão dupla, mas os motoristas têm que redobrar a atenção devido às fissuras e o  afundamento do piso em vários trechos próximo às calçadas. O serviço estava paralisado, pelo menos, até esta terça-feira, 23. 

A Prefeitura de Nova Friburgo informou que iniciou intervenções no local: “Ao que tudo indica foi a rede da Telerj a causadora do estufamento na região recentemente danificada pelas fortes chuvas, visto que ela estava estourada no curso da área diretamente atingida. Vale destacar que a rede construída recentemente permanece intacta e que a rede da Telerj não tem qualquer relação com as obras de macrodrenagem que foram realizadas”, informa a nota da prefeitura enviada à redação.        

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: