Registro mostra aparição raríssima de sagui-da-serra-escuro em Nova Friburgo

Espécie ameaçada de extinção foi fotografada na área do Caledônia, dentro do Parque Estadual dos Três Picos
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Juran Santos)
(Foto: Juran Santos)

Nova Friburgo teve uma surpresa super especial nesta semana. As armadilhas fotográficas do Projeto Aventura Animal flagraram um sagui-da-serra-escuro. A espécie ameaçada de extinção foi fotografada na área do Caledônia, dentro do Parque Estadual dos Três Picos (PETP). 

“O sagui-da-serra-escuro é uma espécie completamente ameaçada de extinção. Achar um ‘original’, como costumamos falar, como esse, é raríssimo de acontecer. Dentro da mata escuta-se a vocalização e aí vamos atrás do animal para tentar conseguir registros como esse [da foto]”, conta Juran Santos, responsável pelo projeto. 

A imagem do animal foi constatada na conferência de câmera da iniciativa. O registro do Sagui foi feito nesta segunda-feira, 19, dentro da unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Os cliques foram compartilhados com exclusividade para o Descubra Nova Friburgo.

A presença ilustre do sagui relembrou os motivos para a cidade comemorar. Não só em termos de preservação, mas é que, por lei municipal (4.571/20417), o sagui-da-serra-escuro é considerado patrimônio da biodiversidade de Nova Friburgo, tendo o dia 17 de junho instituído como data de celebração da espécie. 

“A gente continua valorizando o cuidado com o nosso meio ambiente e da cidade, esperando novas aparições como essa e mais registros da nossa incrível fauna e flora”, completou.  

Sobre o projeto

O Projeto Aventura Animal é uma iniciativa do ambientalista e fotógrafo Juran Santos e surgiu há cinco anos com o objetivo de documentar a vida no bioma da Mata Atlântica e conscientizar sobre a preservação ambiental. 

Iniciou com dez câmeras e, atualmente, já possui 240 equipamentos de monitoramento fotográfico e de vídeo instalados pela região. (Fonte: Descubra Nova Friburgo)

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: