Região Sudeste deve terminar 2022 e começar 2023 com forte chuva

ZCAS atua sobre a região levando instabilidade pelo menos até a primeira semana de janeiro
quinta-feira, 29 de dezembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

De acordo com o Climatempo, o ano de 2022 termina com chuva na região Sudeste, e 2023 também começa chuvoso. Segundo os meteorologistas, uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) segue atuando no território brasileiro provocando instabilidades.

A ZCAS deve levar os maiores volumes de chuva para o estado do Rio. Deve chover tanto nesses últimos dias de 2022 quanto nos primeiros dias de 2023, com alerta para risco de alagamentos e deslizamentos.

A chuva na região Sudeste deve aumentar até a sexta-feira, 30, e, na primeira metade da próxima semana, deve haver outro período de maior instabilidade.

Atenção para chuva moderada a forte, com ventos por vezes fortes na região serrana do Rio. A Defesa Civil emitiu um alerta nesta quinta-feira, 29, de previsão de chuva moderada a forte, com ventos fracos a moderados. 

O que é a ZCAS

É um sistema meteorológico natural associado à primavera e, ainda mais comumente, ao verão. Forma-se um corredor de umidade que une o Norte ao Sudeste. Quando essas nuvens carregadas de água ficam concentradas em uma única região e, sem conseguir seguir o seu trajeto em direção ao oceano atlântico sul, chocam-se com frentes frias, causam nebulosidade, umidade e fortes chuvas.

O fenômeno atua, em média, durante um período de quatro a 10 dias e a sua formação desenvolve um importante papel ambiental na reposição da água em regiões suscetíveis às secas, sobretudo no Nordeste. Mas, em anos de La Niña - como é 2022 -, as temperaturas um pouco mais baixas na América Latina facilitam a organização da ZCAS, o que pode afetar a duração e a intensidade das chuvas. (Com informações do Climatempo e Globo)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: