Quantidade de energia elétrica furtada daria para abastecer 2.200 casas durante um mês

Concessionária tem prejuízo superior a R$ 300 mil com “gatos” que consomem ilegalmente 300 mil quilowatts em Nova Friburgo
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A concessionária de energia elétrica Energisa Minas Rio recuperou, no ano passado, em sua área de concessão em Nova Friburgo, mais de 300 mil quilowatts de energia desviada irregularmente por meio de ligações clandestinas e adulteração em medidores, os populares “gatos de luz”. Ao divulgar esse dado surpreendente, o coordenador de medição e combate às perdas de energia da empresa, Rodrigo Tadeu de Souza, alerta que os furtos e fraudes de energia impactam diretamente na qualidade do fornecimento a todo o município, na arrecadação de impostos e na vida dos clientes regulares, uma vez que os custos de energia decorrentes desses furtos são rateados entre todos os demais clientes, prejudicando quem paga as contas em dia”, explica o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia da empresa, Rodrigo Tadeu de Souza.

Em Nova Friburgo, em um total de mais de 1.500 inspeções, foram detectadas mais de 100 irregularidades. O total desviado de mais de 300 mil quilowatts seria suficiente para abastecer mais de 2.200 famílias durante um mês. Os prejuízos ultrapassam R$ 300 mil e colocam em risco a segurança da população friburguense.

A preocupação com a segurança do sistema elétrico e da população fez com que a concessionária investisse em serviços inteligentes e equipes especializadas para potencializar a identificação de ligações clandestinas e adulteração de medidores de energia, práticas, infelizmente, cada vez mais comuns.

“Nos assusta o fato de que, mesmo cientes dos perigos, as pessoas continuam arriscando a própria vida e da comunidade ao redor para fazer uma ligação direta na rede da Energisa ou manipular um medidor de energia. Além do impacto à segurança, tais comportamentos oneram o bolso das pessoas que estão pagando a conta em dia, uma vez que a legislação determina que o valor da energia desviada seja rateado nas faturas de todos os clientes”, explica o coordenador.

Alerta total

A concessionária continua investindo em ações para o combate ao furto e à fraude de energia, com o apoio da inteligência artificial e de profissionais realizando inspeções periódicas em situações suspeitas em imóveis residenciais, comerciais e industriais, em áreas urbanas e rurais. Rodrigo Souza reforça a importância de a comunidade zelar pela própria segurança e denunciar o uso clandestino e irregular de energia elétrica.“Não compactue com esse crime. Em casos de suspeitas, denuncie. A Energisa recebe as denúncias de forma anônima, ou seja, não é preciso se identificar ao nos informar os locais onde pode haver irregularidades”, acrescenta o coordenador de medição e combate a perdas de energia.

Como denunciar suspeitas de “gatos” 

As denúncias podem ser realizadas pelos seguintes canais:

  • Site: na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia; ou

  • Telefone: 0800 032 0196.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: