Projeto Tintas no Muro — Arte Urbana

Um roteiro turístico para celebrar a beleza e a criatividade dos artistas de Nova Friburgo
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
José Motta, idealizador do Projeto Tintas no Muro
José Motta, idealizador do Projeto Tintas no Muro

Idealizado pelo friburguense José Motta, o Projeto Tintas no Muro foi lançado em dezembro de 2023, com o objetivo de dar visibilidade, colorida, à cidade. Para tornar realidade sua ideia, Motta fez um levantamento dos artistas plásticos do município, criou um site para tratar do assunto, visando “os talentos que produzem arte em Nova Friburgo”. 

Atualmente há 18 artistas cadastrados com seus trabalhos expostos no site www.tintasnomuro.com.br. Artes plásticas, murais, quadros, painéis, instalações, enfim, o público encontra ali “um espaço democrático, aberto para todo tipo de expressão artística. A ideia é divulgar esse setor para informar e sensibilizar as pessoas para esse tipo de arte. É preciso atrair e formar um público que valorize o trabalho desses artistas”, explica Motta.   

Para consolidar seu projeto, ele pretende multiplicar o número de obras espalhadas pela cidade, para em um futuro próximo criar um roteiro cultural-artístico. “Desta forma, as pessoas poderão visitar não só a arte urbana, mas o nosso polo turístico. Como uma vinícola localizada em Terras Frias, o Jardim do Nêgo (ambas no distrito de Campo do Coelho), e tantas outras atrações que Nova Friburgo oferece, culminando com o Espaço Arp, que tem o maior acervo de murais do município”, disse. 

Motta ressalta que para expandir o projeto para novos pontos de exposição, é indispensável construir parcerias, conquistar patrocínios. “Sem essas adesões o projeto pode correr o risco de ficar inviável porque os insumos são caros e o artista também tem que ser remunerado pelo trabalho que realiza. Por exemplo, o painel do artista plástico Cacau Rezende, exposto no muro de uma casa localizada na esquina das ruas José Eugênio Müller com a Ernesto Brasílio, no Centro, foi patrocinado pela Pizzaria Califórnia. São iniciativas como essa que precisamos incentivar para atrair a atenção da população e visitantes para o valor cultural e artístico de Friburgo”.

O acesso ao site vem cumprindo sua finalidade, que é “dar um rosto aos artistas e às suas obras. A maioria deles está na estrada há muitos anos. No entanto, boa parte dos friburguenses desconhece esses talentos”, diz. No site se encontram fotos dos trabalhos, com resumo do perfil de cada autor e onde as obras podem ser encontradas.

“Estou trabalhando para num futuro próximo criar um roteiro cultural-artístico. Desta forma, as pessoas poderão observar não só a arte urbana, mas tudo o que o nosso circuito turístico oferece. Como, por exemplo, a vinícola localizada em Terras Frias e o Jardim do Nêgo (ambas no distrito de Campo do Coelho), e tantos outros pontos turísticos de Nova Friburgo, culminando com o Espaço Arp, que tem o maior acervo de murais do município. Esse é o trabalho que pretendemos desenvolver para consolidar o Projeto Tintas no Muro”, reiterou José Motta. 

Os artistas

RocketmikeXV — Ilustrador, designer gráfico, muralista e músico, tem painéis expostos em Friburgo e outras cidades. Seu trabalho é inspirado no muralismo mexicano;

André Bringuenti — Além da pintura em tela, com exposições nacionais e internacionais, como no Carrousel Du Louvre, em Paris, vem se destacando como muralista. Tem transformado Lumiar em uma galeria a céu aberto, através do projeto @caminhodascores;

Muiteza — Começou suas intervenções na rua em 2010, em 2015 foi selecionada finalista na Exposição Coletiva do Stencil Art Prize, em Sidney (AUS), com trabalhos em diversas galerias no Brasil. Foi uma das vencedoras do prêmio Artes Visuais Urbanas e Públicas, entre outras premiações;

Thaís Morete — Artista se aventura em técnicas com spray, pincel, marcadores, estêncil. Combina cores vibrantes, utilizando diferentes superfícies, como muros, telas, objetos, acessórios e em pinturas artísticas no carnaval; 

Maicon Ferreira (Tosth Ban) Multiartista atuante em diferentes cenários, incluindo o grafite, deejay e arte plástica;

Matheus Giello Arquiteto, urbanista, paisagista, artista plástico e designer, em 2018 criou a Távola dos Artefatos para divulgar e expor seu trabalho, com influências no rock clássico, no barroco e na psicodelia surrealista;

Valéria Apolinário (Fluidos da Terra Arte) — Autodidata, tem como missão colorir vidas contando histórias através de suas mandalas, telas e murais.

Mário Valdanini — Com traços marcantes, o artista, já falecido, retratava figuras populares de Nova Friburgo. A simplicidade dessas pessoas sempre o cativou;

Beth MedeirosAlquimista de tintas orgânicas, desde 2007 Beth cria texturas sobre telas, buscando valorizar as culturas indígenas e africanas. Em 2016, fundou o Terra Vermelha — Centro de Referência Indígena, partilhando conhecimento nas escolas, “vivenciando a prática ancestral de pintura em respeito aos povos originários”;

Nicole Lumière Com seu estilo único, a era dos algoritmos ficará marcada na arte como reflexo da revolução tecnológica e das descobertas, como promessa para o futuro da arte. 

Diego Storck — Idealizador da empresa DMS Arte Custom, o artista é especializado em aerografia, mas sua busca por inovação o leva a explorar novas técnicas, como pinturas digitais e lettering com giz. No seu portfólio inclui pinturas em tela, muralismo, caricaturas e esculturas. No carnaval friburguense, colabora com diversas agremiações;

Derlon Artista pernambucano, sua relação com as artes é diretamente com a imagem gráfica, baseando a estética da xilogravura popular, com traços simples e reduzidos, criando obras que valorizam a interação com o público em trabalhos monocromáticos; (Casarão Energisa)

Eduardo Bueno — Artista plástico e carnavalesco, em suas esculturas utiliza materiais descartáveis, dando movimento e cor em suas obras.

  • Cacau Rezende

    Cacau Rezende

  • André Bringuenti

    André Bringuenti

  • Matheus Giello

    Matheus Giello

  • Valéria Apolinário

    Valéria Apolinário

  • Maicon Ferreira (Tosth Ban)

    Maicon Ferreira (Tosth Ban)

  • Mário Valdanini

    Mário Valdanini

  • Eduardo Bueno

    Eduardo Bueno

  • Derlon

    Derlon

  • Diego Storck

    Diego Storck

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: