Produção industrial enfrenta segunda queda consecutiva

Constatação é de levantamento da Firjan
sexta-feira, 05 de abril de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Ao divulgar nesta semana uma pesquisa que constatou a segunda queda consecutiva na produção da indústria fluminense, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) ressaltou que o cenário continua adverso para o setor, apesar da perspectiva de juros menores neste ano, em comparação com 2023. De acordo ainda com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção da indústria brasileira registrou, descontados os efeitos sazonais, a queda de 0,3% em fevereiro em relação a janeiro, caracterizando o segundo recuo consecutivo. 

A possibilidade de desaceleração do ritmo de cortes da taxa de juros acende o sinal de alerta, pois penalizaria ainda mais a capacidade produtiva e afetaria a taxa de investimento do país. Nesse contexto, a Firjan manifestou através de nota, que o apoio da política fiscal é primordial para a continuidade do ciclo de queda da taxa de juros. “Construir um ambiente fiscal crível,  sinalizando o cumprimento das metas estabelecidas e reduzindo a percepção de risco país, é fundamental para o equilíbrio macroeconômico. Taxas de juros mais baixas ampliariam o impacto das políticas econômicas voltadas para o aumento da produtividade, gerando efeitos positivos sobre o crescimento, o emprego e a renda”, diz o comunicado da instituição.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: