Produção fluminense cresce acima da média nacional, destaca Firjan

Instituição ressalta que, apesar do desempenho do setor no estado, fatores conjunturais e estruturais ainda são um desafio
quarta-feira, 13 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) destaca, após a divulgação dos dados de produção industrial, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que a produção industrial fluminense cresce acima da média nacional. Apesar do recuo de 2,0% em outubro em relação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal, a indústria do Estado do Rio de Janeiro, setor forte da economia em Nova Friburgo, apresenta crescimento de 4,0% em 12 meses, superando a média da indústria brasileira (0,0%). 

Esse avanço do setor industrial fluminense no período de 12 meses, até outubro, foi observado tanto na indústria extrativa (6,5%) quanto na de transformação (1,4%). Cabe destacar, contudo, que o vetor de crescimento no período foi a cadeia de óleo e gás, com destaque não apenas na atividade extrativa, mas também em coque, derivados do petróleo e biocombustíveis (+11,4%). 

A Firjan ressalta que apesar de o Estado do Rio de Janeiro se posicionar, nos últimos 12 meses, como o segundo maior produtor industrial entre todas as regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fatores conjunturais e estruturais ainda representam um desafio para o setor. A alta carga tributária e a ainda elevada taxa de juros são os principais problemas enfrentados pelos industriais fluminenses em 2023. Diante disso, reforça-se a importância de continuidade nos esforços para o avanço das reformas estruturantes em discussão no Governo Federal. 

A Firjan reafirma que não há espaço para aumento de carga tributária no Estado do Rio de Janeiro sem impacto na subsistência do setor produtivo. Por isso, ressalta que o recente aumento da alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no estado é totalmente incompatível com o cenário econômico que a indústria fluminense atravessa. Apenas com uma carga tributária adequada e melhorias em infraestrutura o Estado do Rio de Janeiro conseguirá desenvolver um polo industrial dinâmico, consolidando a economia fluminense e criando oportunidades para toda a população.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: