Procon investiga aumentos abusivos no preço de repelentes

Além da pesquisa de preços, agentes do órgão vão fiscalizar também os fornecedores
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Procon do Estado do Rio de Janeiro instaurou, nesta semana, um ato de investigação preliminar para apurar a prática abusiva na venda de repelentes no comércio fluminense. O objetivo é analisar os preços praticados nos repelentes, desde dezembro de 2023 até o momento. Há relatos e denúncias que indicam aumento excessivo dos preços durante este período de epidemia de dengue, o que elevou consideravelmente a procura por esse produto nos supermercados, farmácias, drogarias e lojas que comercializam produtos de limpeza em geral. 

Segundo o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, o órgão não tem a atribuição de tabelar preços, mas existem situações excepcionais, onde há a necessidade da atuação dos agentes do Procon. “Os produtos revestidos de essencialidade, como o repelente nesse momento, que se tornou - um dos principais meios de proteção à saúde do consumidor nesta epidemia de dengue, não podem ter aumentos injustificados, visando o lucro excessivo. Entendemos que assim, os fornecedores estão se aproveitando da necessidade premente do consumidor, violando a legislação consumerista. O Procon do Estado do Rio não admitirá essa conduta”, explicou Coelho.

Além das notificações que serão emitidas solicitando informações aos principais fornecedores, o Procon realizará uma pesquisa dos valores dos repelentes para informar e ajudar o consumidor. Com isso, ele poderá comparar os preços divulgados, além de servir como base para análise dos especialistas quanto a um possível aumento abusivo de preços. 

O consumidor que desejar realizar denúncia ou reclamação, poderá acessar os canais de atendimento disponíveis no site oficial do Procon ou WhatsApp de denúncias: (21) 98104-5445. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: