Prevenir é a solução para o enfrentamento da dengue

De acordo com o mais recente boletim, o município tem, até agora, 796 casos de dengue notificados - sendo 364 positivos e 432 negativos
sexta-feira, 01 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Os casos de dengue estão aumentando consideravelmente em todo o Brasil, no Estado do Rio de Janeiro e, também, em Nova Friburgo. De acordo com o mais recente boletim emitido pela Prefeitura de Nova Friburgo na última terça-feira, 27 de fevereiro, o município tem, até então, 796 casos de dengue notificados - sendo 364 positivos e 432 negativos. 

Os dados são do Sinan/net (base local) e estão sujeitos à revisão. No último dia 20 de fevereiro, por exemplo, Nova Friburgo registrava 531 notificações de dengue, sendo 237 casos positivos e 294 negativos. Ou seja, foram confirmados 127 novos casos em apenas uma semana.

A VOZ DA SERRA vem recebendo inúmeras denúncias sobre potenciais criadouros do mosquito da dengue no município. A comunidade friburguense tem um papel enorme em reduzir a população do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, ao máximo para interromper a transmissão. Denúncias sobre potenciais focos de dengue na vizinhança devem ser imediatamente relatadas pelo (22) 2543-6293 para que a prefeitura possa viabilizar ações de combate nos locais indicados com suas equipes de agentes de endemias.

Planejando ações

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, está implementando as ações do plano de contingência nos diversos níveis de resposta para para conter a transmissão da dengue no município. De acordo com a situação epidemiológica atual, essas ações incluem visitas domiciliares na área urbana, visitas quinzenais em locais vulneráveis, levantamento de índices rápidos, palestras em escolas e atendimentos às denúncias de possíveis focos do mosquito transmissor.

A população precisa estar atenta também aos principais sintomas da doença como febre alta (39 a 40 graus), que dure de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. É preciso também estar atento também a manchas que atingem a face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem ocorrer. 

Em caso desses sintomas, deve-se procurar um atendimento médico sem fazer uso de qualquer medicamento sem prescrição. Quanto antes for diagnosticada, menores são as chances de complicações pela doença.

Pontos de testagem  

A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando testes gratuitos de detecção da dengue no Hospital Municipal Raul Sertã com atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os exames são feitos independentemente do período de aparecimento dos sintomas. Também são realizados testes de dengue na Unidade Pronto Atendimento (UPA), no distrito de Conselheiro Paulino. Lá o atendimento também é 24 horas, todos os dias da semana. Mas, devido ao tipo de exame realizado no local, para garantir eficácia do resultado, os sintomas devem estar presentes entre três e cinco dias.

Dicas simples para ajudar na prevenção  

As atitudes e medidas que aos serem adotadas no dia a dia farão a diferença para toda sociedade. Eliminar o criadouro do mosquito é fácil e pode ser feito em pouco tempo, adotando ações simples do cotidiano.

Evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias sempre é importante, assim como cuidar das plantas e vasos, potes e outros objetivos que acumulam água. Realizar a limpeza regular da caixa d’água e sempre mantê-la fechada, com tampa adequada também entra nesta lista. O cuidado com a sua residência, terreno e lote vai fazer a diferença no combate à doença.

Outro ponto citado por especialistas é a verificação das calhas, retirando por exemplo folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr por elas. Colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada, assim como eliminar entulhos do seu quintal. O pote de água para seu animal de estimação também deve ser trocado com frequência.

Ações simples como eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerante e sacos abertos que possam acumular água ajudam no combate à dengue. Piscinas que não estiverem em uso devem ser cobertas para evitar a proliferação dos mosquitos. Tampar os ralos é mais uma medida recomendada.

Se tiver ocorrendo obras na residência sempre é bom estar atento a equipamentos como lonas, carrinhos de mão, betoneiras para não acumularem água. Na lista ainda aparecem as limpezas da bandeja externa da geladeira e da bandeja coletora de água do ar-condicionado.

Outras medidas

Para sua proteção individual os repelentes também são recomendados, pois podem evitar as picadas dos mosquitos. A composição do produto indica o tempo de proteção e necessidade da reaplicação. Caso for aplicar outros itens como protetor solar ou hidratante, a dica é usar o repelente por último. Se for para crianças, ficar atento se o produto é de uso pediátrico.

Sobre os inseticidas em spray ou de tomada, os especialistas alertam que ajudam a matar os mosquitos adultos, principalmente em ambientes fechados, por isso a eficácia é limitada. Já o uso de mosqueteiros e telas nas janelas dos quartos ajudam bastante, para que os mosquitos não entrem nas dependências.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: