Prefeitura realiza ações para combater atropelamentos de animais

Motoristas são obrigados por lei a pagarem os custos do tratamento veterinário
quinta-feira, 05 de janeiro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Subsecretaria Municipal do Bem-Estar Animal (Ssubea) e Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), juntamente com a Polícia Civil, estão realizando ações para combater o atropelamento de animais na cidade. 

Nos meses de outubro e novembro do ano de 2022, a Ssubea recebeu denúncias de atropelamentos de animais, onde dois infratores foram obrigados a custear o tratamento veterinário. No mês de dezembro houve um atropelamento no centro da cidade, onde o infrator foi encontrado e notificado para assumir o tratamento do animal ferido, além de responder a um processo judicial. 

“A importância da denúncia direcionada de forma correta, e não através das redes sociais, é exatamente permitir a surpresa ao autor do fato, agilizando a resposta. A Ssubea tem como base de ação a proteção animal e fundamenta-se na lei municipal n°4831/21”, afirmou a subsecretária do Bem-Estar Animal, Elisângela Rodrigues. 

A lei criada em outubro de 2021, tem por objetivo ajudar a prefeitura a implementar programa visando tornar comum a prática de denunciar os maus-tratos contra os animais, neste caso, punindo o atropelador e obrigá-lo a contribuir com o aumento no número de socorros prestados aos animais, pois é cada vez mais comum encontrar animais atropelados em vias públicas da cidade, em sua maioria vítimas de abandono. 

De acordo com o autor da proposta, vereador Wellington Moreira (PSL), presidente da casa legislativa, “torna-se fundamental que a população não fique mais passiva, porque isso configura maus-tratos previsto na Lei dos Crimes Ambientais, que atribui obrigação ao motorista em socorrer o animal que atropelou”, explica Moreira, acrescentando que, “imprudência, omissão de socorro e infração de trânsito são algumas das transgressões praticadas por quem atropela um animal em via pública e o abandona.” 

As denúncias emergenciais podem ser realizadas por meio do e-mail ssubea021@gmail.com ou presencialmente, com início imediato, na Ssubea, localizada na Antiga Rodoviária Leopoldina, na Avenida Alberto Braune, n° 223, Centro.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: