Possibilidade de chuva extrema no Estado do Rio

Estima-se que, em algumas áreas, incluindo a Região Serrana, possam ser acumulados volumes da ordem de 300 a 500mm
quarta-feira, 20 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Uma nova e grande frente fria chega ainda nesta semana ao Rio de Janeiro. Este sistema irá romper a onda de calor, mas também vai trazer muita chuva para o estado.

De acordo com o Climatempo, na quinta-feira, 21, o Rio de Janeiro estará em condição pré-frontal (situação que antecede a chegada de uma frente fria). O predomínio será de sol e há condições para um novo pico de calor no estado. Porém, no fim do dia, conforme a frente fria se aproxima, nuvens carregadas começam a se formar e há previsão de pancadas de chuva, com potencial para temporais (chuva forte, raios e fortes rajadas de vento), na Costa Verde, no sul do estado, na Serra e no Grande Rio.

Entre a sexta-feira, 22, e o sábado, 23, a frente fria se desloca lentamente sobre o estado e provoca chuva em todas as regiões fluminenses. Esta é uma situação muito especial, pois a chuva indicada pelos modelos meteorológicos é realmente excepcional. Nesses dois dias, a chuva será frequente/persistente e terá períodos em que cai de forma intensa, com taxas horárias muito elevadas. Isso irá acarretar acumulados extremamente elevados, que podem superar o volume médio para todo o mês de março em apenas 24h/48h.

Esse tipo de chuva é muito favorável para acarretar transbordamento de rios e deslizamentos de terra, o que pode acarretar grandes desastres. Há alto potencial para a ocorrência de enchentes e enxurradas. A população deve ficar atenta às orientações da Defesa Civil

No domingo, 24, a frente fria se afasta, mas o tempo segue muito úmido no estado. Apesar da chuva diminuir em intensidade e em volume, vai continuar acontecendo com certa frequência, o que poderá agravar os problemas no estado.

Estima-se que, em algumas áreas, sobretudo na Baixada Fluminense, litoral norte e na região serrana, entre a quinta-feira e o domingo, possam ser acumulados volumes da ordem de 300 a 500mm (volumes médios na região, não descartando que pontualmente esses valores possam ser ultrapassados). Outras áreas podem ter variações de 150 a 300 mm.

Previsão para Nova Friburgo

(Fonte: Climatempo) 

  • Quinta-feira, 21: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Mínima de 18 graus e máxima de 26. 
  • Sexta-feira, 22: Nublado com chuva de manhã e temporal à tarde e à noite. Mínima de 15 e máxima de 20. 
  • Sábado, 23: Nublado com chuva forte durante o dia. À noite, a chuva diminui de intensidade, mas não para. Mínima de 14 e máxima de 17. 
  • Domingo, 24: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Mínima de 15 e máxima de 19. 
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: