Planetário e Ciep de Olaria em obras

Intervenções incluem também o prédio que abrigava a biblioteca
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

Já foram iniciadas as obras de recuperação e manutenção no Ciep Licínio Teixeira e no Planetário de Nova Friburgo, localizados na Via Expressa, no bairro Olaria. Sob o comando da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), uma construtora foi licitada para a execução do projeto, que deve recuperar além do Planetário, a quadra, o prédio que abrigava a biblioteca e o prédio principal do Ciep.

De acordo com o responsável pelo Planetário, Reinaldo Ivanicska, depois da reativação do equipamento, em 2010, está é a primeira obra de recuperação do planetário de Nova Friburgo. “As necessidades eram muitas: sanitários estavam desativados, as paredes estavam com infiltração e descascando e apesar dos meus esforços solitários, o local aparentava abandono”, enumerou ele.

Ainda não foi divulgado pela Emop o prazo de finalização da obra. Mas, Ivanicska acredita que, em março já, poderá contar ao menos com a cúpula. “Nesse meio tempo, é claro, outras atividades ainda podem ser realizadas se necessário nas salas de exposições”, explica Ivanicska, um apaixonado e entusiasta pelo Planetário. “Esperamos que essa obra sinalize uma parceria definitiva entre o planetário e a Prefeitura de Nova Friburgo. É claro que estou grato pelas obras, mas o planetário necessita de novos equipamentos, mais pessoas para ajudar na sua atividade. Eu uso verba própria para desenvolver novas exposições e outras atividades”, esclarece o administrador.

Segundo ele, mesmo com os problemas, o espaço nunca deixou de funcionar desde sua reativação, em 2010. “A exceção foi nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia. Mas, a cada ano, tem aumentado o número de visitantes; alunos de escolas particulares e públicas, grupos e famílias em geral. Espero muito que essa obra sinalize novos tempos para o Planetário de Nova Friburgo. A educação, cultura, lazer e turismo da cidade só tem a ganhar”, finalizou ele

Entramos em contato com a Emop para obter mais detalhes do projeto. Em nota, a Empresa respondeu que “o Ciep de Olaria, será reformado pela por meio do Programa de Manutenção Continuada do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O Planetário, que integra o complexo estadual de imóveis no local, também será contemplado. No momento, a Emop está na fase final de levantamento das ações que serão necessárias para execução das obras.”

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: