O verão se despede neste fim de semana

Outono chega nesta segunda-feira e a nova estação deve começar com temperaturas mais amenas à noite ao amanhecer
sexta-feira, 17 de março de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O outono começa oficialmente nesta segunda-feira, 20, às 18h24, com a promessa de dias mais agradáveis, com sol entre nuvens e pancadas de chuvas à tarde e à noite quando as temperaturas tendem a cair. Por isso, a partir de agora, guarda-chuva e um agasalho são itens indispensáveis ao sair de casa.  

Com o outono, a incidência de luz solar diminui, tornando os dias mais curtos e as noites mais longas. Também ocorre mudança mais bruscas nas temperaturas, que caem gradativamente ao longo da estação permitindo maior sensação de frio à noite, madrugada e ao amanhecer, com momentos mais quentes ao longo do dia. A  umidade do ar também tende a diminuir, deixando-o mais seco e com menos probabilidade de chuvas. 

Em regiões mais frias, como o Sul do país, por exemplo, pode ocorrer geadas e até neve durante essa nova estação. No entanto, é importante lembrar que essas características não se aplicam a todas as partes do Brasil. Então cada região do país pode sentir os efeitos do outono de uma maneira diferente. 

Em Nova Friburgo, o outono costuma ser caracterizado pelo frio mais intenso, porém, com a influência, neste ano, do fenômeno El Niño, as temperaturas podem ficar um pouco mais elevadas. O El Niño é um fenômeno atmosférico que provoca um aquecimento fora do normal das águas do Oceano Pacífico na parte equatorial, elevando as temperaturas globais.

Segundo o ClimaTempo, a primeira semana do outono deverá ser bem parecida com os últimos dias do verão caracterizado por dias quentes com chances entre 70% e 95% de chuvas isoladas. Veja mais sobre o outono no Caderno Z desta edição. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: