Número de acidentes de trânsito este ano já superou o total registrados em 2022

Este ano foram 473 acidentes na cidade, um a mais que o total registrado durante todo o ano de 2022
sexta-feira, 22 de setembro de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Em todos os anos, entre os dias 18 e 25 de setembro é promovida a Semana Nacional do Trânsito e o foco da campanha deste ano é a segurança nas ruas, avenidas e estradas do Brasil. O objetivo desta semana é promover a reflexão sobre o tema, como os cuidados nos deslocamentos e a atenção que toda a população deve ter no trânsito. A conscientização acerca dos riscos é importante na prevenção dos acidentes, já que os números de acidentes estão aumentando dia após dia. 

Em Nova Friburgo, este ano, até o último dia 21, o número de acidentes já superou as ocorrências de todo o ano passado. Este ano foram 473 acidentes na cidade, um a mais que o total registrado durante todo o ano de 2022, quando somaram-se 472 ocorrências, segundo dados da Secretaria estadual de Defesa Civil, responsável pelo 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo.

O mês com maior registro de acidentes foi maio, com 66 ocorrências, exatamente quando acontece campanha de conscientização e prevenção a acidentes e sobre a responsabilidade ao usar um veículo, denominada Maio Amarelo. Também neste mês foi registrado o maior número de mortes no trânsito, com sete vidas perdidas em Nova Friburgo. Os acidentes nas vias do município também deixaram 21 vítimas feridas, no quinto mês do ano. No mesmo mês do ano passado, foram registradas duas mortes no trânsito do município. 

Também em maio de 2022, pelo menos 16 pessoas ficaram feridas devido a acidentes, cinco a menos que em 2023. Os dados são do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ), que divulga o balanço das ocorrências policiais mensalmente.

Maioria dos acidentes envolvem motociclistas

Em Nova Friburgo chama atenção o número de casos de acidentes de moto. É protocolo do município que todos que sejam vitimados no trânsito recebam o primeiro atendimento no Hospital Municipal Raul Sertã, independentemente se a vítima tenha ou não convênio de saúde privado. 

Segundo os dados consolidados pelo hospital, em média 72 casos chegam à unidade por mês. Até o momento, em 2023, pelo menos 658 acidentes de moto foram contabilizados. A maioria deles ocorreram em junho e julho. Na primeira quinzena de setembro já foram 40 registros.

Acidentes em Nova Friburgo

2022 - 472

2023

  • Janeiro - 58 
  • Fevereiro - 50
  • Março - 52
  • Abril - 64
  • Maio - 66
  • Junho - 54 
  • Julho - 47 
  • Agosto - 49 
  • Setembro (até o dia 21) – 33

Dobram os flagrantes de alcoolemia na Lei Seca 

A ingestão de bebida alcoólica é um dos fatores de grande risco de acidentes de trânsito. E as operações Lei Seca tem o objetivo de retirar das vias motoristas que tenham bebido e assumido, em seguida, a direção de um veículo, evitando assim mais registros de acidentes. Em Nova Friburgo, os números deste ano das operações são surpreendentes. 

Das 125 abordagens, 47 motoristas foram flagrados no teste de alcoolemia, o que corresponde a 37,6%. Em 2022, o número de abordagens foi bem maior, 568, mas a porcentagem de positivos no teste de alcoolemia foi abaixo da metade do registrado em 2023 até agora, 16,7%, com 96 flagrantes.

De acordo com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, no ano passado, houve mais abordagens e baixos índices de flagrantes, por isso no primeiro semestre deste ano, houve uma atuação menor da Operação Lei Seca no município. Mas, com o aumento expressivo dos casos positivos de alcoolemia, daqui em diante haverá aumento de Operações Lei Seca em Nova Friburgo.

"Estamos intensificando as ações da Lei Seca nos locais que apresentaram as maiores taxas de alcoolemia. A pandemia trouxe uma mudança de comportamento no trânsito e também estamos aperfeiçoando a fiscalização para impedir que motoristas dirijam nas estradas depois de beber", informa o secretário estadual de Governo, Bernardo Rossi, responsável pela Operação Lei Seca.

Campanhas educativas

Durante toda a Semana Nacional do Trânsito, a Operação Lei Seca está fazendo campanhas educativas nas principais nos polos gastronômicos, em áreas de lazer, escolas e nos pontos turísticos fluminenses. Já as equipes de fiscalização, estão atuando no chamado mapa de alcoolemia, as áreas com maiores incidências de motoristas flagrados dirigindo sob o efeito do álcool.

Mais casos de alcoolemia

Levantamento da Secretaria estadual de Governo mostra que houve um aumento no número de motoristas dirigindo sob o efeito do álcool flagrados na Operação Lei Seca. Cinco das oito regiões do Rio analisadas na pesquisa, realizada no primeiro semestre deste ano, apresentaram alta nas taxas de alcoolemia durante as abordagens, em comparação com a do mesmo período do ano passado. Só nos seis primeiros meses de 2023, 17.449 motoristas foram multados após testar positivo ou se recusaram a fazer o exame do bafômetro.

Os municípios das regiões Serrana, dos Lagos, Noroeste, Sul e Costa Verde, foram os que apresentaram os maiores aumentos proporcionais. Na região Metropolitana, área onde se concentra a maior frota de veículos e os motoristas habilitados do Estado, a média praticamente ficou estável, mas algumas cidades apresentaram elevadas taxas de motoristas pegos no bafômetro da Lei Seca. E o mais impactante: 81,3% dos condutores multados no Estado, no primeiro semestre, são do Grande Rio.

"Já ampliamos a fiscalização de 15 para 30 equipes e, agora, vamos massificar o interior e aumentar as ações nos municípios do Grande Rio que apresentaram os maiores índices de alcoolemia. Vamos decretar tolerância zero com motorista dirigindo sob o efeito de álcool. Não somos contra a pessoa beber e se divertir, mas é preciso ter consciência e buscar formas de se locomover sem precisar dirigir ", adverte Bernardo Rossi.

Cresce os índices nas cidades do Interior

O Noroeste do Rio apresentou a maior média percentual. A fiscalização da Lei Seca multou, entre janeiro e junho de 2023, mais de três a cada dez motoristas parados nas operações. Foram 31,8% das abordagens. O destaque ficou com o município de Bom Jesus de Itabapoana, que em uma das ações realizada na cidade chegou a atingir 48,5%.

Mas foi o Sul fluminense que reuniu a maior escalada proporcional na taxa de alcoolemia, durante a análise da Segov. Se em 2022 os municípios da região atingiram 11%, este ano os dados mostram que 30% dos motoristas fiscalizados nas blitzes consumiram bebida alcoólica ou se recusaram a fazer o teste do bafômetro. Paty do Alferes, com 42,5% foi a cidade com a maior incidência.

Sete pessoas foram atropeladas no estado do Rio a cada 24 horas

Um levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostra que, entre janeiro e junho deste ano, 1.259 pessoas foram atropeladas no Estado do Rio, média de sete pedestres a cada 24 horas. Do total de vítimas, 41,3% tinham entre 30 e 59 anos. A maior parte aconteceu na capital (609 registros), seguida por São Gonçalo (77) e Nova Iguaçu (62).

De acordo com os dados, durante o primeiro semestre, foram registrados 10.483 acidentes, 10.956 lesões corporais culposas e 939 mortes no trânsito - a maioria desses incidentes aconteceu na capital, aos domingos. 

“A conscientização é o caminho. O respeito e a responsabilidade no trânsito é dever de todos nós. A Semana Nacional do Trânsito visa promover a educação e a segurança no trânsito, e os dados servem justamente para isso, subsidiar ações que incentivem comportamentos mais responsáveis em vias públicas”, enfatizou o vice-presidente do ISP, Leonardo Vale.

Campanha federal para diminuir índice de acidentes

O Governo Federal estabeleceu metas para os municípios reduzirem os acidentes de trânsito e vai premiar os que conseguirem cumprir. De acordo com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), a meta é diminuir em 50% o número de feridos e mortes nas vias do país até 2030. 

Segundo a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran), do Ministério dos Transportes, quase 80% das mortes registradas no país ocorrem em apenas 20% dos municípios, o que corresponde a quase 1,2 mil deles com mais de 30 mil habitantes. No Brasil, cerca de 25 mil pessoas morrem todos os anos no trânsito.

O secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, disse que a pasta irá oferecer consultoria aos municípios, com a apresentação das melhores práticas aos gestores. O cumprimento das metas será acompanhado pela secretaria. A medida foi anunciada na abertura da Semana Nacional do Trânsito.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: