Nova licitação para concessão de linhas de ônibus marcada para esta terça-feira

Certame está previsto para às 9h30. Vencedora ou vencedoras terão o direito de explorar o serviço por dez anos prorrogáveis por igual período
sexta-feira, 19 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

A novela da concessão do serviço de transporte público de passageiros por ônibus em Nova Friburgo pode ter, nesta terça-feira, 23, um desfecho, ou ainda mais um capítulo. A Prefeitura de Nova Friburgo marcou para às 9h30, o pregão eletrônico que vai escolher, através da modalidade concorrência pública, a empresa, ou empresas, que terão o direito de explorar as linhas de ônibus urbanas municipais pelo prazo de dez anos, prorrogáveis por igual período, ou seja, até 2044. O contrato tem valor estimado de R$ 650.142.382. A licitação está marcada para ocorrer no Centro Administrativo César Guinle, na Avenida Alberto Braune, 224, térreo, em frente à prefeitura.

Última licitação foi deserta

A última licitação para concessão do serviço público de transporte de passageiros por ônibus em Nova Friburgo, marcada para o dia 19 de dezembro acabou não sendo realizada. Nenhuma empresa de ônibus apareceu para concorrer ao processo na modalidade concorrência pública e a licitação foi considerada deserta. A empresa Friburgo Auto Ônibus (Faol) que atualmente opera a concessão no município, não apresentou proposta. Com isso, a novela do transporte público em Nova Friburgo, em vez de um desfecho, como se esperava, ganhou mais um capítulo. O atual contrato emergencial firmado entre a prefeitura e a Faol, com intermediação da Justiça, vence em fevereiro.

Na época, ao confirmar que a licitação do transporte público foi considerada deserta a prefeitura se pronunciou através de nota: “Por conta do interesse público envolvendo o certame, a Comissão de Pregão do Município aguardou por 30 minutos a chegada de concorrentes, no entanto, não houve comparecimento. A prefeitura agora irá remarcar a licitação e republicar o aviso, ampliando ainda mais publicidade oficial do certame para atrair empresas de todo Brasil.”

Um processo marcado por polêmicas

A Prefeitura de Nova Friburgo iniciou, em junho, uma consulta pública sobre o transporte coletivo para a população e entidades opinarem sobre a operacionalização do serviço, já que a administração municipal pretende reorganizar o setor criando mais opções de transbordo com linhas alimentadoras, trajetos bairro a bairro e algumas linhas com veículos menores e outras, expressas. O período de participação da consulta se estendeu até o dia 5 de julho.

A empresa Faol opera todas as linhas urbanas sem contrato desde 2018. A prestação do serviço, desde então, tem sido feita por meio de contratos emergenciais enquanto uma licitação não é realizada. A Faol anunciou que recorreu à Justiça para que o edital da concessão do serviço fosse revisto. O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), inclusive, teria dado prazo para a prefeitura responder a questionamentos sobre diversos itens do edital de concessão. 

A empresa de ônibus observa inconsistências no edital, como a supressão de algumas linhas, alterações nos itinerários com a reorganização do serviço que prevê o transbordo de passageiros em alguns pontos estratégicos evitando assim que todas as linhas passem pelo centro da cidade. 

A Faol destaca também que o edital prevê que o serviço seja operado com ônibus menores com capacidade para até 70 passageiros, o que pode comprometer a qualidade do serviço a ser prestado. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: