Nova Friburgo participa do Dia Mundial da Limpeza neste sábado

Atividades são abertas ao público e acontecem no Espaço Arp. Ação global reúne mais de 70 milhões de voluntários em todo o planeta
sexta-feira, 15 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Divulgação/Espaço Arp)
(Fotos: Divulgação/Espaço Arp)

Milhões de pessoas se reúnem em todo o mundo neste sábado, 16, em um dia dedicado a limpar o planeta. O Dia Mundial da Limpeza (CleanUp Day) acontece em 191 países. No Brasil, mais de 1.200 cidades estão envolvidas e Nova Friburgo é uma delas. As atividades vão acontecer no Arp Garten, do Espaço Arp, e são abertas à população.

Essa é a 6ª edição da iniciativa que começou em 2008 na Estônia. Naquele dia, o objetivo era limpar o país todo em apenas cinco horas. A simplicidade da ideia reuniu 50 mil pessoas. Com o sucesso, a ação se espalhou para os países vizinhos até alcançar, hoje, 191 países e mais de 70 milhões de voluntários dedicados à limpeza de suas casas, das praças, ruas, rios e praias.

“O Dia Mundial da Limpeza, porém, não se trata apenas desses mutirões de limpeza, mas de uma rede forte e única de pessoas que querem promover a mudança e a conscientização. Enfrentar a crise global de resíduos mal geridos e ajudar a criar um mundo novo e mais sustentável”, informa o comunicado do World CleanUp Day.

No Brasil, a atividade começou em 2009 e é comandada pelo Instituto Limpa Brasil. Todo município membro possui lideranças para impulsionar o evento. Em Nova Friburgo, o Organokits, Espaço Arp, por meio do projeto SustentArp, e Festival da Sustentabilidade são os responsáveis pela ação. 

O evento começa às 9h, no Arp Garten (final do bloco 11 do Espaço Arp), e funcionará também em formato drive-thru. Ou seja, moradores da cidade poderão levar até o empreendimento multiuso resíduos guardados em casa e que não sabem como ou onde descartar corretamente. São eles:

  • Vidros - Exemplo: garrafas (long neck, vinho e demais bebidas) e também potes (como de azeitona, palmito, etc).
  • Resíduos “lixo” eletrônico - Exemplo: computadores, celulares, tablets, componentes de informática, cabeamento, periféricos de informática e também pilhas e baterias.
  • Roupas velhas - Aquelas que não servem mais para doação por estarem rasgadas, puídas e/ou manchadas.
  • Óleo de cozinha - Exclusivamente acondicionado em garrafa pet com tampa bem fechada.
  • Cápsulas de café - São aceitos todos os tipos e marcas de cápsulas.
  • Botija de gás de fogareiro para acampamento
  • Esponjas
  • Tampinhas plásticas - Todas as tampinhas coletadas serão separadas e recicladas. A verba é revertida para a causa animal, por meio do Rio Eco Pets.

Além do descarte correto, com direito a ganhar um chope da Cervejaria Serra Carioca, o sábado vai contar com programação dedicada aos outros tipos de limpeza promovidos pela ação, como mental e digital. As atividades são gratuitas. O Espaço Arp fica na Avenida Conselheiro Julius Arp, 80 – Centro.

Programação

  • Limpeza mental – 9h às 10h | Yoga e meditação, com Juliana Borges

  • Limpeza digital – 10h às 16h | Reparos e serviços digitais, com Flash Informática

  • Limpeza ambiental – 9h às 16h | Descarte de resíduos, com Organokits (drive-thru)

  • Durante todo o dia - Música ambiente e Chope Serra Carioca | Mutirão de separação de tampinhas plásticas (no Arp Garten e também no Espaço Pet, durante a campanha de adoção de cães)

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: