Nova Friburgo participa da grande Festa da Democracia

Neste pleito o município tem mais 2.900 eleitores que em 2018, última eleição geral
sexta-feira, 30 de setembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Este domingo, 2, é o grande dia para os brasileiros. Os destinos do Brasil e do Estado do Rio de Janeiro estão na ponta de seus dedos. Em Nova Friburgo são 154.843 eleitores que devem ajudar a escolher os deputados federais, deputados estaduais, senador, governador e presidente da República. A escolha dos dois últimos cargos, caso não tenham maioria absoluta dos votos (metade mais um) neste primeiro turno, seguirá, então, para a decisão em segundo turno, no próximo dia 30, último domingo deste mês.

Para isso, os eleitores devem comparecer às 516 seções eleitorais de Nova Friburgo espalhadas em 75 locais, a maioria, escolas, entre 8h e 17h, com o título de eleitor e um documento oficial com fotografia, como carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, carteira de categoria profissional ou certificado de reservista. Caso tenha perdido o título de eleitor, pode-se votar com documento original com foto. 

Em Nova Friburgo, os 71.076 eleitores aptos a votar com biometria podem baixar o e-título (versão digital do título eleitoral) e usar apenas o aplicativo na hora de votar. Esses correspondem a 45,90% dos eleitores do município. O e-Título está disponível para ser baixado nos celulares somente  até este sábado, 1º. No dia da eleição, 2, não será possível esse procedimento.

O município conta com duas zonas eleitorais, a 26ª e a 222ª Z.E. Quem não puder comparecer às eleições e não tiver solicitado o direito de votar em trânsito para votar em outra cidade, deve justificar a ausência. Neste domingo, 2, pode-se preencher as justificativas nos locais de votação, nos cartórios eleitorais, nos postos e centrais de atendimento ao eleitor, no site  do TSE e, quem tiver o e-titulo, pode usar o aplicativo para justificar a ausência. 

A justificativa no dia da eleição só deve ser feita por quem estiver fora do domicílio eleitoral. Quem não justificar no dia da votação tem o prazo de 60 dias após cada turno para fazer isso e não pagar a multa. Também pode ser feita pelo site do TSE ou pelo aplicativo e-título.

Quem não lembra o local onde vota ou está em dúvida se houve mudança tem duas formas para confirmar onde é sua seção eleitoral: o site do TRE-RJ e o aplicativo e-Título. Através do site, o eleitor deve clicar em “Eleições e Eleitor” e, em seguida, “Situação e local de votação”. Basta então preencher os dados pedidos pelo formulário.

Transporte público 

A empresa de ônibus Faol anunciou que neste domingo de votação vai operar a frota de suas linhas urbanas com mais 22 coletivos que obedecerão a tabela de horários dos sábados, proporcionando mais facilidade que optarem pelo transporte público para irem às suas seções eleitorais.    

Mais de 16 mil eleitores têm locais de votação alterados

Cerca de 60 seções eleitorais de Olaria, Conselheiro Paulino, Prado, Riograndina, Campo do Coelho e Rio Bonito estão em novos endereços. E, mais de 16 mil eleitores deverão consultar no site do Tribunal Regional Eleitoral o novo local de votação.

No bairro Olaria, os mais de quatro mil eleitores que votavam nas 14 seções da Escola Municipal Dermeval Barbosa Moreira passarão a votar na Cooperativa Educacional Escola Fribourg. As quatro seções da Escola Municipal Professor Messias de Moraes Teixeira passarão para a Escola Municipal Batista. São mais de mil eleitores que votarão no novo local.

No distrito de Conselheiro Paulino, quatro locais de votação serão modificados. As sete seções do ginásio esportivo Alberto da Rosa Pinheiro passarão para o Centro Educacional São Domingos. Com isso, a escola receberá 2.650 eleitores. Já os 1.094 eleitores das quatro seções da Escola Municipal Ernesto Tessarolo passam a votar na Escola Municipal Lafayette Bravo Filho. 

No Prado, as três seções que funcionavam na Escola Municipal Dinah Lantimant Bravo passarão para o Colégio Municipal Rui Barbosa. Com isso, os 657 eleitores que votavam lá se juntarão aos mais de 3.600 que já tinham suas seções no Colégio Municipal Rui Barbosa. Também no Prado, os 2.790 eleitores que votavam nas nove seções que funcionavam na Escola Municipal Hélio Gonçalves Correa passarão a votar no Colégio Estadual Vicente de Moraes.

No distrito de Campo do Coelho a seção que antes funcionava no Colégio Estadual Eduardo Breder se juntará às outras nove que já funcionavam na Escola Municipal Hermínia da Silva Condack. Serão mais 185 eleitores votando no local.

Já no distrito de Riograndina, os 4.139 eleitores das 14 seções da Escola Municipal Estação Rio Grande passarão a votar no Colégio Estadual Emília Roschemant. E em Rio Bonito, no distrito de Lumiar, as quatro seções, que funcionavam na Escola Municipal Nossa Senhora de Nazareth e no Mini Posto de Saúde Nossa Senhora de Nazareth passarão a funcionar na Escola Municipal Professor Alair Campos Ouverney. Com isso, 427 eleitores passaram a votar na nova escola.   

O perfil dos friburguenses que irão às urnas 

Número de eleitores abaixo de 18 anos aumentou 175%

Em Nova Friburgo, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral, estão aptos a votar neste primeiro turno 154.843 eleitores. Desses, 82.119 são mulheres, o que corresponde a 53% do eleitorado da cidade. O número de homens eleitores é de 72.586. E 138 não informaram o sexo.

Apesar de ter tido um aumento de mais de 175% em relação às eleições de 2018, o número de eleitores de 15 anos (que tem que completar 16 até a data da eleição), 16 e 17 anos, ainda é o mais baixo comparando com as outras faixas etárias. São 1.334 eleitores, que têm o direito ao voto, mas é facultativo. Assim como o voto é facultativo para os 20.984 eleitores da cidade com mais de 70 anos e para os 4.943 que se declararam analfabetos.

Ao analisar a faixa etária dos eleitores, a maioria é formada por  pessoas com idades entre 45 e 59 anos, com 39.878 eleitores. Em seguida, vem os de 35 a 44 anos, com 28.927 cidadãos com títulos de eleitor.

Com relação ao grau de instrução, a maioria dos eleitores, de acordo com dados do TRE é composta por pessoas com ensino fundamental incompleto. São 45.740 eleitores nesse perfil, quase 30% do eleitorado friburguense. Os declarados analfabetos são 4.943 eleitores e os declarados que sabem ler e escrever 12.016. Se somados esses três perfis, são 62.699 eleitores, correspondentes a 40% dos friburguenses com título de eleitor. Com ensino médio completo são 27.636 eleitores e com ensino superior completo 10.737. São 556 eleitores com deficiência em todo o município.              

O bairro Olaria continua sendo o que detém o maior número de eleitores em Nova Friburgo: são 23.885.  O segundo bairro com mais eleitores é o Centro, com 20.248. Em seguida, o Cônego, com 6585. Em relação aos distritos, Conselheiro Paulino é o que tem o maior número de eleitores do município, com 16.250. Mas, somados aos bairros, Prado e Jardim Ouro Preto, Conselheiro Paulino chega a 26.676 eleitores. O segundo distrito com maior número de friburguenses com título de eleitor é Mury, com 4.846 e, em terceiro lugar o distrito de Riograndina, com 4.139.

Proibido uso de celular nas cabinas de votação

Uma novidade dessa eleição é a proibição de entrar na cabina de votação com celular, máquina fotográfica, filmadora ou qualquer equipamento que possa comprometer o sigilo do voto ainda que desligados. Os aparelhos devem ser desligados e entregues aos mesários, junto com o documento de identidade apresentado. Havendo recusa da entrega dos aparelhos, o eleitor não será autorizado a votar. Além disso o presidente da seção registrará o ocorrido em ata, a força policial será acionada para adoção de providências necessárias e juiz eleitoral comunicado do fato.

O TSE também proibiu a circulação com armas no período compreendido de 48 horas antes das eleições, ou seja, desde às 8h desta sexta-feira, 30 de setembro, às 8h desta segunda-feira, 3, em um perímetro de 100 metros dos locais de votação.O porte de armamento só será permitido aos integrantes das forças de segurança em serviço e quando autorizados ou convocados pela autoridade eleitoral.

Sem Lei seca 

A venda e o consumo de bebidas alcóolicas estão liberadas. Não há aplicação de Lei Seca no Estado do Rio de Janeiro desde 1996. Assim como não há previsão legal quanto ao traje do eleitor para votar. Pode-se usar camisas de candidatos, bottons, bonés, desde que os eleitores não estejam aglomerados. Não é permitido no dia da votação comícios de candidatos, entrega de santinhos, veículos com material de propaganda, carreatas, transporte de eleitores ou qualquer propaganda.

Município tem 60 urnas reservas

Em Nova Friburgo, as 284 urnas usadas na 222ª Zona Eleitoral passaram pelo processo de inseminação de dados e lacre no dia 19 de setembro. Já as 177 urnas da 26ª Z.E. foram preparadas para o pleito no último dia 20 de setembro. Além dessas, o município conta ainda com 60 urnas de contingência (reservas) para serem usadas em caso de necessidade de substituição do equipamento.

Resultados na palma da mão

A Justiça Eleitoral disponibilizou dois aplicativos para acompanhar a apuração e o resultado das eleições. Um deles é o Resultados. Pelo aplicativo, qualquer pessoa poderá acompanhar a apuração dos votos nos 26 estados e no Distrito Federal. Uma versão da ferramenta também pode ser acessada diretamente em uma página da internet.

No dia da eleição, as consultas podem ser feitas por nome da candidata ou do candidato ou pelo cargo em disputa. O aplicativo informará, em tempo real, os nomes de quem for eleito ou daqueles que vão disputar o 2º turno. Também será possível verificar os índices de comparecimento e abstenção, a quantidade de votos válidos, brancos e nulos, além do número de seções totalizadas.

O eleitorado poderá acompanhar ainda informações sobre as urnas eletrônicas, como os Boletins de Urna e o Registro Digital de Voto. A divulgação dos votos começará às 17h, no horário de Brasília. Este ano, o horário das eleições será unificado em todo o país e, por isso, a apuração dos resultados já poderá ser conferida após o encerramento da votação, sem necessidade de aguardar o encerramento em estados com o fuso horário diferente do de Brasília, como ocorria em anos anteriores. 

Boletim na mão

Com o aplicativo Boletim na Mão, qualquer pessoa poderá conhecer os resultados apurados diretamente nas urnas eletrônicas. Isso porque a plataforma oferece, de forma rápida e segura, os conteúdos dos Boletins de Urna (BU) impressos no encerramento das atividades de votação em cada seção eleitoral. 

O documento traz o total dos votos recebidos por cada candidato, dos votos nulos e em branco e das abstenções ocorridas naquela seção eleitoral, entre outras informações. Os Boletins de Urna têm um QR Code que pode ser lido pelo aplicativo Boletim na Mão e mostrar os votos contabilizados especificamente na urna consultada. 

 

LEIA MAIS

Resultados do primeiro turno das eleições frustraram as previsões das pesquisas feitas pelos principais institutos do país

Material facilita o acesso de eleitores, candidatos e partidos aos prazos a serem cumpridos

Urnas serão “reinseminadas” para o segundo turno no próximo dia 30

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra