Nova Friburgo fechou janeiro com saldo negativo de vagas

Desempenho do primeiro mês deste ano, no entanto, foi melhor que o de janeiro de 2022
terça-feira, 14 de março de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O mês de janeiro tradicionalmente costuma ser marcado pela retração econômica em diversos setores da economia. Muitas pessoas geralmente utilizam o dinheiro extra recebido a cada fim de ano, como o 13º salário para as compras de presentes de Natal e ainda têm aquelas que guardam uma parte para arcar com os tributos de todo início de ano, como os impostos sobre a Propriedade de Veículos (IPVA) e o Predial e Territorial Urbano (IPTU), o que acaba impactando diretamente na geração de empregos.

Nova Friburgo registrou em janeiro deste ano o fechamento de, pelo menos, 137 vagas no mercado de trabalho. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal. O setor de comércio foi o que mais encerrou postos de trabalho, com saldo de   menos 116 vagas, resultado de 615 desligamentos e 499 admissões no primeiro mês do ano. Em seguida, vem o setor de serviços, com 473 demissões e 417 admissões, resultando em menos 56 vagas de emprego. A agropecuária também contribuiu no fechamento de vagas em janeiro: menos três.

Já a indústria, que em quase todos os meses de 2022, encerrou postos de trabalho em Nova Friburgo, foi a que teve o maior saldo na criação de vagas, com abertura de 31, resultado de 399 contratações e 368 demissões. O setor da construção também apresentou saldo positivo, abrindo sete novas vagas no mercado.

Análise 

Mesmo com fechamento de vagas, o primeiro mês de 2023 teve desempenho melhor que janeiro de 2022, quando foram encerrados 253 postos de trabalho no município. Em janeiro do ano passado o comércio friburguense teve saldo de menos 200 postos de trabalho e a indústria menos 76. Serviços foi o setor que mais criou vagas, com 17 contratações e a construção veio em seguida, com a geração de seis postos de trabalho em janeiro do ano passado.

Comparando janeiro de 2023 com o mês anterior, dezembro de 2022, o primeiro mês deste ano também teve desempenho melhor, já que o mês de dezembro de 2022 não foi bom para Nova Friburgo na geração de empregos. Durante o último mês do ano, foram fechados 549 postos de trabalho. O único setor que encerrou o mês positivamente foi a agropecuária, com uma nova vaga, resultado de três contratações e duas demissões. A indústria foi a que mais fechou postos de trabalho, com menos 262, seguida do setor de serviços, com menos 172. O terceiro setor que mais perdeu vagas em dezembro de 2022 foi o comércio, com menos 99, e o quarto, a construção civil com menos 17 vagas.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: