Nova Friburgo é a segunda cidade mais segura para morar no estado

Comprometimento das polícias Civil e Militar, além da união de forças resultam em baixos índices de criminalidade
quinta-feira, 21 de setembro de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Uma pesquisa divulgada pela empresa especializada em tecnologia e serviços no setor imobiliário MySide mostrou que Nova Friburgo é a segunda cidade mais segura do Estado do Rio de Janeiro, dentre as que possuem mais de 100 mil habitantes. O primeiro lugar ficou com a vizinha Petrópolis. De acordo com a pesquisa do Anuário 2023 de Cidades Mais Seguras do Brasil©, Nova Friburgo tem um índice de 11,0 homicídios a cada 100 mil habitantes. No município do Rio de Janeiro, que ficou em 15º lugar, o índice é de 32,1 homicídios a cada 100 mil habitantes.

O Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, da MySide, tem metodologia específica que desenvolve uma métrica para violência para cada estado com base nos dados municipais de assassinatos, encontrados no Painel de Monitoramento de Mortes, do Ministério da Saúde.

Para o delegado da 151ª Delegacia de Polícia Civil, Henrique Pessoa, um dos motivos da baixa criminalidade da cidade está na união de forças das políciais Civil e Militar, além de outros órgãos. “Em Nova Friburgo, temos um aspecto extremamente positivo. Temos um excelente relacionamento com a Polícia Militar, não existe a rivalidade que muitos pensam que temos. Aqui, todos nós temos a ideia de que convergimos para o mesmo ideal, ou seja, tornar a nossa região mais tranquila e segura. Também temos um excelente relacionamento com a prefeitura, com o Ministério Público, que tem sido um parceiro incansável, e também com o próprio segmento empresarial e a população friburguense”, relatou o delegado. 

(Delegado da 151ª Delegacia de Polícia Civil, Henrique Pessoa)

Outro fator que corrobora o baixo índice de criminalidade em Nova Friburgo é o comprometimento dos policiais que trabalham na cidade. “A 151ªDP é uma unidade extremamente comprometida, com praticamente a totalidade dos servidores morando em Nova Friburgo e região. Então, são profissionais que conhecem a dinâmica e a demanda da cidade. Todos têm o compromisso não só para com Nova Friburgo, mas sobretudo para com suas próprias famílias. Também em função disso, nós hoje temos uma delegacia, não só no aspecto material, mas sobretudo no aspecto humano, muito apta para lidar com essa criminalidade de Nova Friburgo”, explicou Henrique Pessoa.

O delegado também lembra que não há cidades sem crimes. “Em Nova Friburgo, nós quase não temos crimes de extrema violência. Quando acontecem, são em sua maioria, em áreas limitadas”, observou ele.

Insegurança com as fake news 

Os números mostram que Nova Friburgo é uma cidade segura e Henrique Pessoa alerta sobre o quão prejudicial são os compartilhamentos de informações, muitas vezes falsas, sobre crimes. “Ao divulgar esse tipo de acontecimento, as pessoas, às vezes, pensam que estão prestando um bom serviço, mas, na verdade, não estão. Estão difundindo o medo, que muitas vezes não corresponde à verdade ou ao grau de periculosidade. Então, se alguém vir algum crime, tiver alguma denúncia, em vez de divulgar em redes sociais, ajuda muito mais entrando em contato com a delegacia através do Whats App (22) 98131-5050. E só compartilhem matérias de imprensa profissional, checadas e apuradas com órgãos de segurança”, pede o delegado.

Segurança gera renda

Além do clima agradável, da natureza exuberante, a segurança encontrada em Nova Friburgo é um fator importante na escolha da cidade para morar. “A segurança também influencia no aspecto econômico local. Uma cidade segura vai atrair pessoas com um bom poder aquisitivo, empresas, vai aumentar a demanda do comércio, movimentar a economia”,  acredita o delegado Henrique Pessoa. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: