Mutirão vai coletar sangue para adolescente com doença rara

Doadores terão que fazer agendamento por telefone. Ação será realizada em Cantagalo no próximo fim de semana
terça-feira, 27 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O Grupo Vita Rio, responsável pela aquisição de sangue para hospitais do Rio de Janeiro, enviará uma equipe ao município vizinho de Cantagalo, no próximo fim de semana para coletar bolsas de sangue para o adolescente  David Lucas Guilhermina Moraes, de 13 anos, que possui uma deficiência sanguínea denominada anemia falciforme. Para participar da ação solidária serão feitos ao longo desta semana, pelo menos, 150 agendamentos para doações de sangue pelo telefone 22 981 262 025, com Jaqueline Campanati. A coleta será realizada nos próximos dias 2 e 3 de março, no Centro de Convivência do Idoso, no bairro Parque das Árvores, em Cantagalo.

 A anemia falciforme é uma doença rara, crônica e não tem cura. De acordo com a medicina, esse tipo de anemia é resultado de distúrbios hereditários em que glóbulos vermelhos têm formato de foice. Com isso, as células morrem prematuramente e causam escassez de glóbulos vermelhos saudáveis (a anemia). O problema causa infecções, dores e fadiga. 

Entre os tratamentos possíveis estão o uso de medicamentos, transfusão de sangue e, em alguns casos, transplante de medula. David Lucas já passou por um transplante de medula com 100% de compatibilidade na família, mas o corpo do menino rejeitou a nova medula. Por isso, a equipe da Clínica Vita Rio busca vir a Cantagalo à procura de doadores de sangue aptos a realizar esse gesto de solidariedade, esperança e vida.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: