Mais de 50% dos consumidores iniciam o ano com dívidas

De acordo com pesquisa, despesas extras com IPVA e IPTU deverão ser parceladas. Já a matrícula e o material escolar pagos à vista
sexta-feira, 19 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Uma sondagem feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), sobre as despesas de início de ano, mostra que 54,9% começaram 2024 com dívidas. A pesquisa, realizada com 823 consumidores em diversos municípios fluminenses, desconsidera as despesas regulares, como as contas mensais de luz, água e telefone.

De acordo com o IFec RJ, dos que têm despesas extras, 45,4% pagarão o IPTU parcelado, enquanto 37,6% à vista. Já o IPVA será pago parceladamente por 49,3% dos entrevistados, mas 33,3% vão quitar o imposto à vista. Em relação à matrícula escolar, 48,6% vão pagar à vista, enquanto 21% parcelarão a despesa. Já 40,6% vão pagar o material escolar sem parcelamento e 25,6% de forma dividida.

A pesquisa indica também que a maioria dos consumidores (65,3%) não fez qualquer tipo de reserva ao longo de 2023 para pagar o IPTU, IPVA e a matrícula e material escolar neste início de ano. Já 34,7% fizeram provisão.

Sobre a Fecomércio 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no Estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. 

A Fecomércio representa mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: