'Lua Minhoca' chegou ao pico de iluminação na terça-feira

Lua foi vista perfeitamente ao redor do mundo. Nome foi dado por tribos nativas americanas
quinta-feira, 09 de março de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A última lua cheia deste verão impressionou na noite da última terça-feira, 7. Conhecida como “Lua Minhoca”, ela atingiu seu pico de iluminação e acabou coincidindo com outro fenômeno planetário. O nome é originado de tribos nativas americanas do século 18, e faz referência a diferentes criaturas emergindo de seus esconderijos de inverno para dar as boas-vindas à primavera norte-americana.

Nas últimas noites foi possível observar a lua mais iluminada e um pouco mais baixa. No entanto, alguém olhando no momento certo também conseguiu identificar um outro fenômeno conhecido como conjunção, onde acontece o posicionamento próximo e proeminente de Vênus e Júpiter no céu ocidental logo após o pôr do sol, estando visíveis por cerca de uma hora perto do horizonte oeste.

Aqueles que não aproveitaram tanto a lua devido às chuvas, puderam avistar um arco-íris lunar, que é como um arco-íris solar, mas produzido pela lua quando é refratado por gotículas de água no ar. As chamadas “Moonbows” só acontecem quando a lua cheia está baixa no céu.

Uma lua minhoca não é sua última chance de pegar um evento especial no espaço ou no céu. A maioria dos anos tem 12 luas cheias, mas 2023 terá 13, com duas – duas gigantes – ocorrendo em agosto. Superluas são muito mais brilhantes e mais próximas da Terra do que o normal e, portanto, parecem maiores no céu.

Aqui está uma lista das luas cheias restantes em 2023, de acordo com a CNN Brasil:

●     6 de abril: Lua Rosa

●     5 de maio: Lua das Flores

●     3 de junho: Lua de Morango

●     3 de julho: Pak Moon

●     1º de agosto: Lua de Esturjão

●     30 de agosto: Lua Azul

●     29 de setembro: lua cheia

●     28 de outubro: Lua do Caçador

●     27 de novembro: Lua do castor

●     26 de dezembro: Lua Fria

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: