Licença 4.0 em Nova Friburgo é destaque no Rio Construção Summit

Projeto desenvolvido pela Firjan agiliza a liberação de licenças ambientais na prefeitura
sexta-feira, 22 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Os resultados do projeto Licença 4.0, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), desenvolvido em Nova Friburgo, foram destaque nesta semana na mesa redonda “Diálogo Público + Privado - Simplificação e Desburocratização em Licenciamentos para Edificações”, no evento Rio Construção Summit, que aconteceu na capital fluminense. 

A otimização nos processos de licenciamento e o aumento na arrecadação no município de Nova Friburgo foram fatores enfatizados. Moderado pelo consultor de Desenvolvimento Setorial do Sesi, Alberto Besser, o debate contextualizou como a agilidade na emissão de licenciamentos municipais impacta positivamente na economia. 

A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Nova Friburgo, Andrea Duque Estrada, ressaltou que a escuta ativa contribuiu para a eficiência na implantação do programa Licença 4.0 no município. “Obtivemos um êxito rápido por ter parado para ouvir as equipes envolvidas. Quando a Licença 4.0 surgiu, trouxe uma clareza muito grande e conseguimos melhorar a rotina. Antes, uma aprovação levava até dois ou três anos. Agora reduzimos o prazo do habite-se para apenas cinco a sete dias e reduzimos toda a aprovação deferida, com licença ambiental, para 45 dias. Está sendo muito positiva essa parceria com a Firjan”, sintetizou a secretária. 

Ao longo da mesa, os debatedores explanaram sobre a necessidade de analisar e identificar oportunidades de melhorias nos processos de licenciamento, visando simplificar etapas e reduzir prazos de tramitação.  Também participaram da discussão o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio, Tito Ryff, e o diretor da Larq Arquitetura e Planejamento, Luiz Othon. Eles apresentaram suas visões também de outros ângulos, mas com o ponto em comum sobre os amplos benefícios da desburocratização dos processos para a sociedade como um todo.  

Tito aproveitou a oportunidade para exemplificar sobre o Comitê Gestor de Integração do Registro Empresarial (Cogire), composto por entidades – entre elas, a Firjan – a fim de desburocratizar os processos de abertura de empresas. “Graças a essa ação, o tempo de abertura de empresas reduziu de 71 horas para 27 horas, segundo o Ministério da Economia”, citou. 

O consultor de Desenvolvimento Setorial do Sesi, Alberto Besser,  evidenciou a sequência de benefícios a partir do aceleramento dos fluxos de licenciamento nas prefeituras. “Se existir um investidor interessado, ele vai ter interesse naqueles municípios que têm licenças mais ágeis”, observou. Besser reforçou ainda sobre a redução do desemprego, com o aumento na contratação na área da construção civil. 

“Outro benefício é digitalizar tudo ou parte. Inclusive, adotar, por exemplo, em parceria com outras áreas da Firjan, o BIM, que é Building Information Modeling. Assim, todo mundo sai ganhando. Ganha a sociedade, ganham as empresas, ganham os trabalhadores, ganha o município, é um ganho em geral”, avaliou.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: