Inverno deve terminar quente no estado do Rio

Frente fria provoca virada no tempo neste fim de semana mas o calor deve predominar na próxima semana
sexta-feira, 15 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A semana, que começou com muito sol e calor no Estado do Rio de Janeiro, deve terminar com o céu um pouco mais nublado e encoberto, devido à passagem de uma frente fria neste fim de semana. Mas, de acordo com o Climatempo, o sistema deve passar rápido pela costa do Sudeste. 

Inverno deve se despedir com temperaturas elevadas 

Ainda durante este sábado, 16, e domingo, 17, um sistema de alta pressão deve voltar a influenciar o tempo no estado, favorecendo dias mais ensolarados. Ainda segundo o Climatempo, apesar do amanhecer com bastante nebulosidade, o tempo já deve voltar a ficar firme no decorrer deste sábado. As temperaturas tendem a subir a partir da tarde e voltará a esquentar. O domingo, 17, também deverá ser de tempo firme e calor em Nova Friburgo e nas demais regiões do estado. 

Primavera começa no próximo sábado 

Em 2023, o inverno termina no dia 23 de setembro (próximo sábado), às 3h50, dando início à primavera, que se estenderá até 22 de dezembro, às 0h27, seguindo o horário de Brasília. Ainda que pareça estranho os minutos cravados para marcar o início da primavera, o cálculo faz sentido e, curiosamente, não é realizado por meteorologistas. Neste caso, o órgão responsável pela “matemática” foi o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG/USP).

Segundo a Climatempo, as estações do ano estão relacionadas com a posição da Terra durante o movimento ao redor do sol. Como o planeta precisa de, em média, 365 dias, 5 horas e 45 minutos para dar a volta completa, as viradas de estação sofrem pequenas alterações de um ano para o outro.

O primeiro dia da primavera é definido a partir do equinócio, ou seja, quando o dia e a noite possuem a mesma duração, tanto no hemisfério norte quanto no sul. No início do inverno, que ocorreu no dia 21 de junho neste ano, a noite é a mais longa do ano e o dia o mais curto. No verão, o oposto acontece.

Como será a primavera este ano

A previsão é de temperaturas mais altas do que o normal até o início do verão. O destaque de chuva fica para a região Sul do país, que já lida com as consequências de fortes tempestades, efeito do ciclone extratropical.

O tempo permanece firme no Nordeste e os picos de calor atingem principalmente o Centro-Oeste e o Sudeste do país. Nestes, há também possibilidade de temporais pontuais, com alerta para possíveis transtornos e situações críticas, como desabamentos e alagamentos.

Como foi o inverno em 2023

No geral, foi marcado por uma série de eventos meteorológicos que provocaram grandes oscilações climáticas. Segundo avaliação do Inmet, o tempo permaneceu firme e seco nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e em parte do Norte e Nordeste do país durante o inverno deste ano.

“A redução da chuva nesta época do ano é devido à persistência de massas de ar seco, o que provoca a diminuição da umidade relativa do ar. O momento favorece a ocorrência de queimadas e incêndios florestais, bem como o aumento de doenças respiratórias”, esclarece o Instituto.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: