Interesse das indústrias pelo Estado do Rio cresceu mais de 30%

Concessão de incentivos fiscais a 123 empresas deve resultar na geração de 6.600 empregos formais nos próximos anos
quinta-feira, 18 de janeiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O número de indústrias interessadas em abrir ou ampliar seus negócios no Estado do Rio de Janeiro cresceu 33% no ano passado, em relação a 2022. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), 123 indústrias tiveram suas solicitações de incentivos fiscais aprovadas no período e estão aptas a utilizar o benefício em todo o território fluminense.

“O Estado do Rio está cada vez mais atrativo para empresários e empreendedores, e a prova disso é o crescimento na entrada de novas indústrias, que superou em mais de três vezes a expectativa inicial, como registrou a Codin. Trabalhamos continuamente para incentivar novos investimentos, incrementar a economia e impactar positivamente a qualidade de vida da população fluminense”, afirma o governador Cláudio Castro.

Em 2023, também foi constatado um aumento de 84%, em comparação com o ano anterior, no número total de processos por benefícios fiscais enviados pela Codin e analisados na Comissão Permanente de Políticas para o Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro (CPPDE).

“Os incentivos fiscais impulsionam a atividade empresarial e são um estímulo aos investimentos. Estamos sinalizando a empresas, nacionais e internacionais, que o Rio de Janeiro é o destino certo e confiável para os negócios, que irão gerar emprego e renda para os fluminenses”, destaca o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.

Mais empregos 

O resultado é animador para a população fluminense: todo esse trabalho representa a geração de 6.600 empregos com carteira assinada e um investimento de cerca de R$ 2 bilhões, nos próximos cinco anos, no Estado do Rio de Janeiro - uma média de R$ 14,5 milhões aplicados por empresa. “Conquistamos um avanço expressivo, fruto da dedicação de toda a equipe da Codin no desempenho de nossa principal missão: abrir as portas do estado para novos investimentos. Em 2024, trabalharemos para conquistar novos sistemas de gestão de conformidade (compliance) para potencializar a eficiência e o zelo com a coisa pública”, declara o presidente da Codin, Fábio Picanço.

Em relação às atividades dos empreendimentos que tiveram seus pleitos por incentivos deferidos em 2023, a liderança ficou com o setor atacadista, seguido pelos estabelecimentos industriais em geral, empresas farmacêuticas e reciclagem. Outros destaques foram negócios nas áreas de pescados, energia, naval e metal mecânico, cujo incentivo foi aprovado pela primeira vez após a Lei 8.960/20, que concede benefícios ao polo metalúrgico fluminense, ser declarada constitucional pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: