Imposto de Renda: consulta ao 1º lote da restituição começa em uma semana

Aproximadamente 25 milhões de contribuintes já entregaram declarações, diz Receita Federal
quinta-feira, 18 de maio de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Os pagamentos do primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2023 começam a ser feitos no próximo dia 31, mesmo dia em que se encerra o prazo para a entrega da declaração de ajuste anual referente aos rendimentos de 2022. A consulta ao lote será liberada pela Receita Federal uma semana antes do pagamento do primeiro lote, ou seja, a partir das 10h da próxima quarta-feira, 24, por meio do site.

A Receita Federal informou que recebeu, até o meio-dia desta quarta-feira, 17, pelo menos 25.122.136 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023 (ano-base 2022). A expectativa do Fisco é que 39,5 milhões de formulários sejam entregues até o próximo dia 31, quando termina o prazo de envio.

As restituições de impostos pagos para além do valor devido são efetuadas prioritariamente a quem integre um dos grupos com prioridade legal: idosos com idade igual ou superior a 80 anos; depois, o que têm mais de 60 anos; contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou com moléstia grave; e as pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A ordem em que são feitas restituições, depois das preferências estabelecidas por lei, obedece aos seguintes critérios: escolha do tipo de declaração pré-preenchida e/ou do meio de recebimento via Pix (desde que seja com o número do CPF), e a transmissão dos dados à Receita até 10 de maio.

Uma dica para diminuir o risco de erros no preenchimento da fatura é utilizar um extrato pré-preenchido. No entanto, a Receita Federal adverte que, mesmo assim, todas as informações apresentadas pelo programa devem ser conferidas e verificadas pelo contribuinte antes do envio para evitar confusões por erros ou discrepâncias nas informações.

A declaração pré-preenchida, por sinal, garante ao contribuinte a possibilidade de “furar a fila” da restituição, se o cidadão optar também por receber a restituição via Pix. Depois dessas condições, a preferência para a entrada em cada um dos lotes da restituição depende da data de envio da declaração: quem entregar primeiro, recebe antes. O pagamento é feito diretamente na conta bancária informada no IRPF. Caso o crédito não seja realizado, os valores ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB). Os critérios de prioridade para as restituições e as datas de pagamento de cada lote são definidos por lei. São cinco lotes, pagos entre maio e setembro.

No Imposto de Renda de 2023, uma das novidades é a possibilidade de receber a restituição via Pix. Quem quiser aderir a essa modalidade, precisa informar, no preenchimento da declaração, sua chave Pix formada pelo número do CPF, o que contribui para a segurança do contribuinte.

Calendário das restituições

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: