Hotéis tiveram 85% de ocupação no Carnaval, diz sindicato do setor

Empresários já se preparam para os feriados de abril, que, além da Semana Santa, ainda terá um fim de semana prolongado no Dia de Tiradentes
sexta-feira, 03 de março de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

No Dia Nacional do Turismo, celebrado nesta quinta-feira, 2, uma boa notícia foi anunciada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Nova Friburgo: o período do Carnaval foi muito positivo para o setor de turismo no município. De acordo com o presidente do sindicato,  Edson Almeida, o Biá, a taxa de ocupação dos hotéis ficou em torno de 85%. Para a Secretaria Municipal de Turismo, no entanto, esse percentual chegou a 90%. “Nossa pesquisa é feita em 30 hotéis de diversos lugares e portes. A média de ocupação ficou em 85%, um movimento excelente para a época”, explicou Biá.

Principalmente por, às vésperas do Carnaval, ter tido um período de chuvas intensas. “A chuva impacta diretamente no turismo aqui. Quando as fotos e vídeos dos alagamentos da Praça Getúlio Vargas, por exemplo, são compartilhados em redes sociais, pode ter certeza de que os telefones dos hotéis tocam para informar desistência. Mas, sabemos que esse problema é temporário, com a água escoando rapidamente, e logo será solucionado definitivamente com a obra de drenagem que está sendo feita”, relata Biá.

E, com o tempo firme e sem chuva, a expectativa do setor é de que nos feriados da Semana Santa, Dia de Tiradentes - 21 de abril, que cai numa sexta-feira -, e Dia do Trabalhador – 1º de maio, que cairá numa segunda-feira, os hotéis tenham ocupação maior ainda. “Semana que vem, vamos começar a levantar as reservas para o período, mas estamos bem otimistas com esses três finais de semana prolongados”, finalizou Biá.

Multas também afastam turistas

Conforme reportagem publicada por A VOZ DA SERRA na edição de ontem, 1º, foram aplicadas 3.175 multas entre os dias 16 e 22 de fevereiro, na RJ-116, entre Itaboraí e Itaperuna, passando por Nova Friburgo, e na RJ-130, entre Nova Friburgo e Teresópolis. De acordo com um hoteleiro da cidade, que não quis se identificar, esse dado preocupa, já que um turista multado, geralmente não volta. 

“Eu tive hóspede que veio a Nova Friburgo no réveillon e deixou reserva para o Carnaval. Como teve seu carro multado na virada do ano na cidade, cancelou o retorno”, lamentou ele. Outro empresário do setor, que também não quis se identificar, lembrou que “em recente visita do prefeito de Gramado à Nova Friburgo, na palestra que proferiu no Country Clube, ele foi categórico afirmando que em Gramado não se multa turistas no trânsito. Eles receberam sete milhões de turistas em 2022 e nós multamos mais de três mil turistas no Carnaval. Querendo ou não, isso afasta os turistas e prejudica a nossa economia que depende do turismo”, observou ele.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: