Friburgo pode ter baixa de 15% no total de mesários este ano

Pandemia é o principal motivo para ausências. TRE garante que não haverá déficit
quarta-feira, 11 de novembro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Friburgo pode ter baixa de 15% no total de mesários este ano

O Tribunal Regional Eleitoral no Estado do Rio de Janeiro (TRE) fez um alerta na última sexta-feira, 6, para a possível falta de mesários nas eleições municipais de 2020 do próximo domingo, 15, em alguns municípios fluminenses. Segundo o órgão, Nova Friburgo pode ter 15% de mesários a menos.

O déficit pode ser explicado por causa da pandemia. O medo de contrair a Covid-19, deve afastar muitos mesários convocados pela Justiça Eleitoral e já acostumados a trabalhar nas últimas eleições. Muitos deles, por estarem na faixa etária acima dos 60 anos ou com doenças crônicas, sendo classificados como grupo de risco, foram afastados por conta das regras de distanciamento. Para o TRE, o grande receio dos voluntários é justamente o risco de contágio pelo coronavírus.

Vivian Inácio Prado tem 57 anos e é grupo de risco. Ela tem uma necrófase da hipófise, adquirida durante o parto. A comorbidade se caracteriza por deficiência de hormônios produzidos pela glândula hipófise ou por sintomas causados pela compressão de tecidos vizinhos provocada por um tumor da hipófise. Vivian tem sido convocada para trabalhar nas eleições há alguns anos, sendo as últimas como presidente da sessão, mas este ano não estará presente.

“Pedi para não participar das eleições deste ano como mesária por conta desse problema. A pandemia se tornou um risco a mais para a minha saúde. Nunca faltei a uma convocação, mas não quero colocar em risco a minha saúde. Mesmo tendo as garantias de medida de proteção há o risco e para mim é muito grande”, disse.

 O TRE ressalta que todas as medidas de segurança serão garantidas aos mesários, como máscaras EPI e proteção facial (face shield), álcool em gel, além do distanciamento social no ambiente de trabalho e nas mesas receptoras de voto.

O TRE informou que, apesar da ausência de muitos mesários neste pleito ser uma preocupação nacional, o órgão será rigoroso. “Não vai faltar mesários e estamos concentrando esforços para suprir as ausências. Os convocados só terão falta abonada mediante apresentação de atestado médico”, disse o órgão. Os eleitores que tiverem interesse em se cadastrar como voluntário, basta acessar o link: https://www.tre-rj.jus.br/o-tre/mesario-voluntario/inscricoes

Quem não pode ser mesário

São impedidos de atuar como mesários: os candidatos e seus familiares, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, bem como o cônjuge ou companheiro; os membros de diretórios de partidos que exerçam função executiva; as autoridades e os agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargo de confiança no Poder Executivo; os que pertençam ao serviço eleitoral; os eleitores menores de 18 anos;

Principais atribuições dos mesários: orientar os eleitores na fila e conferir seus documentos; observar, na organização da fila de votação, as prioridades para votação; controlar a entrada e a movimentação das pessoas na seção; distribuir aos eleitores, às 17h  as senhas de acesso à seção eleitoral; identificar o eleitor; localizar o nome do eleitor no caderno de votação e liberar as urnas para votação; entregar o comprovante de votação; verificar se o eleitor, ao sair, recebeu o documento de identificação e o comprovante de votação; lavrar a Ata da Mesa Receptora, na qual deverão ser anotadas, durante os trabalhos, todas as ocorrências que se verificarem. O mesário voluntário, convocado, fica obrigado a trabalhar nas eleições.

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições