Exageros gastronômicos: o que fazer para não sofrer as consequências

Essa época é tradicional de muita comilança e beber mais que normalmente, mas nos dias seguintes o corpo cobra
quinta-feira, 29 de dezembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
Nutricionista Maria Clara Mattos
Nutricionista Maria Clara Mattos

Dezembro começa com as várias confraternizações, do trabalho, de amigos da faculdade, da escola, de antigos trabalhos... cada dia uma nova oportunidade de comer e beber o que não se come e se bebe no dia a dia. É churrasco, salgadinho, comida japonesa, rodízios, cerveja, vinho... E o mês fecha com a ceia e almoço de Natal e de Réveillon. O exagero gastronômico e etílico pesa, literalmente.

E, em caso de exagero na bebida, as dicas da nutricionista Maria Clara Mattos para evitar a ressaca é consumir muita água. Mas tem um segredo. “Sabemos que para obter uma média de ingestão hídrica diária é só calcular 35x o seu peso, nos dias que souber que vai dar uma abusadinha, você pode consumir 50x peso de água por dia. Exemplo:  70kgx50= 3500ml de água/dia. Optar por a cada taça, um copo de água, ajuda na hidratação também. Os chás podem ser utilizados nessa ocasião, como os de gengibre e hibisco”, recomenda.

Em relação à alimentação a dica é se planejar antes de começar a festa. “Antes do jantar sempre acontece de beliscar frutas, oleaginosas, pastinhas, entre outros. Escolha uma entrada, prato principal e uma sobremesa e dê sempre lugar aos vegetais e fibras, que ajudarão na saciedade.  Assim não ficará perdido diante de tantas opções e quantidades”, aconselha.

Se o exagero já aconteceu e a pessoa se sentir empanzinado, a nutricionista indica que  “além de voltar para sua rotina normalmente (enfatizo, sem restrições ou compensações), você pode utilizar alguns chás com princípios ativos que te ajudarão na distensão abdominal, como o chá de funcho e o de erva doce. Fazer um blend potencializa ainda mais os efeitos, melhorando a sensação de barriga inchada e os gases”. Mas, é possível participar das confraternizações e manter uma programação alimentar, ressalta Maria Clara. 

“Se temos um planejamento alimentar e de treino, é necessário não só pensar nos seus objetivos, mas no estilo de vida que você deseja ter, o que significa fazê-lo todos os dias, assim como toma banho e escova os dentes. Costumamos cear na noite de Natal e na noite da virada, então nas demais datas, por mais que esteja de férias, nosso corpo não entende isso. Você pode, deve e consegue continuar seguindo seu planejamento.

Sem restrições ou cobranças, apenas se alimentar como sempre, beber água como sempre e se movimentar, não necessariamente ir para academia e treinar como nos outros dias, mas atividades como caminhar, andar de bicicleta e subir alguma montanha não só te farão bem fisicamente, mas mentalmente também. Então continue fazendo tudo que faria normalmente durante outros dias”, explica ela.

Com a virada de ano, vem os desejos de mudanças e um deles é em relação à adotar uma alimentação mais saudável e à prática de exercícios físicos. Segundo a nutricionista, ter um físico legal é uma das principais queixas, mas construir um estilo de vida faz essa meta se perdurar por anos e com mil outros benefícios.

“Introduzir hábitos saudáveis é um processo e a cobrança mais te atrapalhará que ajudará (disse cobrança, não auto responsabilidade, beleza?). Construa suas metas com os pés no chão e adaptada para sua realidade, você não precisa começar sendo uma atleta, ir aos poucos é essencial para o seu corpo e mente se adaptarem ao seu novo “eu”. 

Por exemplo, é sedentário e quer começar treinando uma hora nos sete dias da semana? Troque por começar com 30 minutos três dias da semana, que já é uma atitude, aumentar para 40 minutos, é um progresso e estar feliz e satisfeito com sua dedicação é plenitude”, sugere Maria Clara, completando que “apesar de todas essas dicas, nem sempre conseguimos fazer tudo certinho, mas amanhã é um novo dia e você pode tentar de novo, sem se culpar por isso. As festas de fim de ano, além dos comes e bebes são recheadas de família, significados, amor, união, brincadeiras e companhia de quem a gente ama, então faça o que te fizer mais feliz. E, coma nesses dias, com moderação e consciência.”

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: