Estado do Rio volta a ficar em alerta para temporais

Destaque segue para a Região Serrana. A situação é de perigo para o volume e a intensidade da chuva, que pode ocorrer a qualquer hora do dia
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

De acordo com o Climatempo, um cavado em altos níveis da atmosfera favorece o aumento de instabilidades no Estado do Rio de Janeiro nos próximos dias. Este sistema, que é um prolongamento de uma área de baixa pressão, deverá influenciar na manutenção da chuva em todo o estado.

O sol apareceu timidamente nesta quinta-feira, 22, mas a nebulosidade presente provocou chuvas isoladas. Há previsão de pancadas de chuva forte, acontecendo em forma de temporais. O centro-sul do estado do Rio e a região metropolitana permanecem em alerta.

O destaque segue para a Região Serrana e o Noroeste fluminense. Nestas áreas a situação é de perigo para o volume e a intensidade da chuva, que pode ocorrer a qualquer hora do dia. Há risco de raios e rajadas de vento forte. Além disso, há potencial para impactos como alagamentos e transbordamentos de rios por todas as regiões. 

Tendência 

Nesta sexta-feira, 23, e no sábado, 24, as instabilidades tendem a diminuir em todo o estado. O sol deve aparecer na maior parte do dia e as temperaturas entram em elevação. Contudo, a atmosfera relativamente aquecida, ainda contribui para a ocorrência de pancadas de chuva entre a tarde e a noite no território fluminense.

Tragédia na Baixada 

Pelo menos três pessoas morreram devido às chuvas que atingiram o Estado do Rio de Janeiro na noite de quarta-feira, 21. De acordo com a Defesa Civil de Japeri, na Baixada Fluminense, foram registradas duas mortes no município: um menino e uma mulher de 24 anos, em desabamentos em locais diferentes.

A Secretaria Estadual de Defesa Civil também confirmou a morte de uma mulher em um deslizamento de terra em Barra do Piraí, no sul fluminense. Segundo a secretaria estadual, no deslizamento de Barra do Piraí, quatro pessoas foram resgatadas com vida e três vítimas estão sendo procuradas pelo Corpo de Bombeiros sob os escombros.

Na cidade de Mendes, duas pessoas foram resgatadas com vida de um deslizamento. Uma criança estaria desaparecida, segundo a Defesa Civil estadual. Mais de 130 ocorrências foram registradas pelo Corpo de Bombeiros no estado. As chuvas provocaram enxurradas em municípios da Baixada Fluminense, como Nova Iguaçu e Queimados. Nas duas cidades, as aulas foram suspensas em algumas escolas municipais.

Segundo a Secretaria Estadual de Defesa Civil, o risco de enchentes é alto ou muito alto em Nova Iguaçu, Queimados, Barra do Piraí, Mendes, Paracambi, Porto Real, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Belford Roxo e no Rio de Janeiro. Já o risco de deslizamentos é alto ou muito alto em Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Mendes, Paracambi, Queimados e Porto Real.

Na rodovia BR-363, uma cratera foi aberta provocando sua interdição na altura do quilômetro 258, em Barra do Piraí. Em Teresópolis, o trânsito na altura do quilômetro 63 da BR-116 foi interrompido devido à queda de uma árvore e de fiação, que provocaram um acidente com um caminhão. Em Nova Friburgo, chove forte durante a madrugada desta quinta-feira, 22, mas não foram registradas ocorrências.

Previsão para Nova Friburgo

(Fonte: Climatempo)

Sexta-feira, 23: sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. Mínima de 15 graus e máxima de 22. 

Sábado, 24: sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Mínima de 15 e máxima de 24. 

Domingo, 25: sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Mínima de 16 e máxima de 25. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: