Estado do Rio registra queda no índice de roubos de rua

Em Nova Friburgo, foram 21 casos em 2022 e nove de janeiro a outubro de 2023
quinta-feira, 14 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Os crimes contra o patrimônio no Estado do Rio de Janeiro apresentaram, novamente, resultados positivos para a segurança pública. Os roubos de rua (roubo de aparelho celular, a transeunte e em coletivos) tiveram redução de 11% em novembro. Este foi o menor número de casos para o penúltimo mês do ano desde 2004. Na comparação do acumulado do ano, a queda foi de 17% (9.560 roubos a menos no ano). Ainda nos crimes contra o patrimônio, os roubos de carga caíram pela metade em novembro, registrando o menor valor para o mês desde 2008. Foram 450 casos em novembro do ano passado, contra 222 em novembro deste ano, representando uma redução de 51%. Já os roubos de veículos diminuíram 13% em novembro, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Em 11 meses, a produtividade policial das forças de segurança fluminenses conquistou ótimos resultados. O número de fuzis tirados das mãos de criminosos subiu 26%, totalizando 568 armas de grande alcance, o maior número de apreensões dos últimos 16 anos. No mesmo período, 5.893 armas de fogo foram retiradas de circulação no Estado do Rio de Janeiro, cerca de 18 por dia. Além disso, as polícias Civil e Militar realizaram, por dia, uma média de 102 prisões em flagrante e recuperaram, aproximadamente, 41 veículos roubados. O registro de apreensões de drogas também se destacou, com aumento de 10%.

“A redução dos roubos de rua é muito importante porque esse tipo de crime impacta diretamente na sensação de segurança de quem mora no Rio, assim como na queda do roubo de veículos. Já a diminuição pela metade dos casos de roubos de carga sinaliza para os empresários que investem no nosso estado que estamos combatendo fortemente esse tipo de crime”, disse o governador Cláudio Castro.

Os crimes contra a vida alcançaram quedas históricas: o indicador estratégico Letalidade Violenta - que engloba homicídio doloso (quando há intenção de matar), lesão corporal seguida de morte, latrocínio e morte por intervenção por agente de Estado - atingiu o menor número de vítimas dos últimos 32 anos, tanto para o acumulado (5%) quanto para o mensal (13%).

Destaca-se também a queda significativa das mortes por intervenção de agente do Estado em território fluminense. No mês passado, houve declínio de 60% em relação a novembro do ano anterior, e na soma dos últimos 11 meses, uma redução de 34%, índice mais baixo para o acumulado desde 2015.

“Os números divulgados demonstram que o Estado do Rio alcançou marcos históricos na redução de crimes contra a vida. Esse resultado é fruto da integração entre as forças, associada ao uso da tecnologia e da inteligência para implementação de estratégias de segurança mais efetivas e baseada em evidências”, declarou o vice-presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP), Leonardo Vale.

Principais indicadores no estado

  • Letalidade violenta: 334 mortes em novembro de 2023. Na comparação com novembro de 2022, o indicador registrou redução de 13%. No acumulado do ano, a diminuição foi de 5%. Foi o menor número de mortes para o acumulado desde o início da série histórica, em 1991.
  • Mortes por intervenção de agente do Estado: 46 mortes em novembro de 2023. Na comparação com novembro de 2022, o indicador registrou redução de 60%. Este é o menor valor para o mês desde 2013. No acumulado do ano, a diminuição foi 34%. Este é o menor número de mortes para o acumulado desde 2015.
  • Roubo de rua (roubo a transeunte, de celular e em coletivo): 4.331 casos em novembro de 2023. Na comparação com novembro de 2022, o indicador registrou redução de 11%. Este é o menor valor para o mês desde 2004. No acumulado do ano, a diminuição foi de 17%. Este é o menor número de casos para o acumulado desde 2004.
  • Roubo de carga: 222 casos em novembro de 2023. Na comparação com novembro de 2022, o indicador registrou redução de 51%. Este é o menor valor para o mês desde 2008. No acumulado do ano, a diminuição foi de 20%. Este é o menor número de casos para o acumulado desde 2011.
  • Roubo de veículo: 2.214 casos em novembro de 2023. Na comparação com novembro de 2023, o indicador registrou redução de 13%. No acumulado do ano, a diminuição foi de 10%. Este é o menor número de casos para o acumulado desde 2012.
  • Armas apreendidas: 5.893 apreensões entre janeiro e novembro de 2023. No comparativo com o mesmo período de 2022, o indicador registrou queda de 6%.
  • Fuzis apreendidos: 568 apreensões nos 11 meses do ano. No comparativo com o mesmo período de 2022, o indicador registrou aumento de 26% no acumulado. Média de dois fuzis apreendidos por dia.
  • Prisão em flagrante: 34.191 prisões entre janeiro e novembro de 2023. No comparativo com o mesmo período de 2022, o indicador registrou aumento de 9%. Foram 102 prisões em flagrante por dia.
  • Recuperação de veículos: 13.623 veículos recuperados nos 11 meses deste ano. No comparativo com o mesmo período de 2022, o indicador registrou aumento de 12%. Foram 41 veículos recuperados por dia.
  • Apreensão de drogas: 20.739 registros de drogas apreendidas entre janeiro e novembro de 2023. No comparativo com o mesmo período de 2022, o indicador registrou aumento de 10% no acumulado. Foram 62 apreensões por dia.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos Registros de Ocorrência (ROs) lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio durante o mês de novembro.

Dados de Nova Friburgo

Foto da galeria
Dados de Nova Friburgo
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: