Estado do Rio registra primeiro caso de Febre Oropouche

Paciente é um homem de 42 anos, morador da capital, e que viajou ao Amazonas. Sintomas são parecidos com os da dengue
sexta-feira, 01 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Scott Bauer/Agricultural Research Service/United States Department of Agriculture/Divulgação)
(Foto: Scott Bauer/Agricultural Research Service/United States Department of Agriculture/Divulgação)

O primeiro caso de infecção por Febre Oropouche no Estado do Rio de Janeiro foi confirmado, na última quinta-feira, 29 de fevereiro, para a Secretaria estadual de Saúde (SES-RJ) pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). O infectado é um homem de 42 anos, morador do bairro Humaitá, na Zona Sul da capital, que tem histórico de viagem para o Amazonas e que encontra-se sob investigação epidemiológica pela equipe de Vigilância em Saúde do município do Rio de Janeiro.

A confirmação foi feita por meio de exame laboratorial (IgM reagente) na própria Fiocruz. O caso está sendo considerado como “importado” e não de circulação doméstica do vírus (cenário em que há transmissão entre pacientes dentro do território). A classificação foi feita após análise do histórico de viagem do paciente ao Estado do Amazonas, que vive um expressivo aumento do número de casos de Febre Oropouche nos primeiros meses de 2024. 

“O Centro de Inteligência em Saúde da SES-RJ continua acompanhando a investigação sobre o caso. Neste momento, é importante que pessoas que tenham viajado para região Norte do país recentemente e apresentem sintomas, que são muito parecidos com os da dengue, relatem a informação no primeiro atendimento médico, contribuindo assim para um diagnóstico mais preciso e o tratamento adequado”, alerta a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello.

A doença 

A Febre Oropouche é uma doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, da família Peribunyaviridae. A transmissão acontece por mosquitos, sobretudo pelo Culicoides paraensis e pelo Culex quinquefasciatus, conhecidos popularmente como maruim.

Os sintomas, muito parecidos com os da dengue, duram entre dois e sete dias e incluem febre de início súbito, dor de cabeça intensa, dor nas costas e na lombar e dor articular. Também pode haver tosse, tontura, dor atrás dos olhos, erupções cutâneas, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos. Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: