Equipe Tucanus vai representar Nova Friburgo em torneio de robótica em Brasília

Alunos do Senai-Sesi disputarão a etapa classificatória para mundial de robótica com mais de dois mil estudantes de todo o Brasil
quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Entre 28 de fevereiro e 2 de março, o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, será palco para robôs de todo o Brasil, inclusive de Nova Friburgo. A equipe Tucanus, composta por 12 alunos do Senai-Sesi Nova Friburgo, vai disputar a etapa nacional classificatória para o mundial de robótica da First que acontecerá em Houston, nos Estados Unidos, em abril.  A disputa envolve mais de dois mil estudantes de 9 a 19 anos de escolas da rede Sesi e Senai, públicas e privadas de todo o país. 

A equipe friburguense está na modalidade FRC (First Robotics Competition), categoria mais complexa, onde alunos do ensino médio constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 56 quilos e têm mais de 1,2 metro de altura, para também realizar tarefas em uma arena. A competição é bastante consolidada lá fora, onde os times são patrocinados por grandes empresas, como General Motors, Apple, Xerox, Google, GE Energy, Toyota, que acabam utilizando o torneio para identificar talentos. Este ano, o desafio ‘Crescendo’ traz como novidades as argolas, que vão representar notas musicais. Esses elementos devem ser lançados ou colocados em caixas de som.

A First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) inspirou-se no mundo da música para lançar o desafio com a dinâmica que se refere à intensidade em que um som é emitido, como uma nota crescente. A equipe Tucanus controlará seu robô através de uma guitarra, inspirados no jogo Guitar Hero.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: