Eleições: perfil do eleitor friburguense

Maioria é de mulheres, pessoas com ensino fundamental incompleto e entre 45 e 59 anos
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Daqui a duas semanas, os eleitores terão o destino do país na ponta de seus dedos. Dia 2 de outubro será a vez de comparecer às seções eleitorais para escolher deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente.  A escolha dos dois últimos cargos, caso não tenham maioria absoluta dos votos (metade mais um) no primeiro turno, segue para o segundo turno, que deverá acontecer em 30 de outubro.

Em Nova Friburgo, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), são 154.843 eleitores. Desses, 82.119 são mulheres, o que corresponde a 53% do eleitorado friburguense. O número de homens eleitores é de 72.586. E 138 não informaram o sexo.

São 556 eleitores com deficiência em todo o município. Apesar de ter tido um aumento de mais de 600% em relação ao ano passado, o número de eleitores de 15 anos (que têm que completar 16 até a data da eleição) e 16 anos, ainda é o mais baixo  comparando com as outras faixas etárias. São 562 eleitores com 16 anos, que poderão votar no próximo pleito. Os de 17 anos somam 772. E o número aumentou 355%, em relação a 2021, quando havia 214 nessa faixa etária. Entre a maioria estão as pessoas com idades entre 45 e 59 anos, com 39.878 eleitores. Em seguida, vem os de 35 a 44 anos, com 28.927 cidadãos com títulos de eleitor.

Em relação ao grau de instrução, a maioria dos eleitores, de acordo com dados do TRE é composta por pessoas com ensino fundamental incompleto. São 45.740 eleitores nesse perfil, quase 30% do eleitorado friburguense. Os declarados analfabetos são 4.943 eleitores e os declarados que sabem ler e escrever, 12.016. Se somados esses três perfis, são 62.699 eleitores, correspondentes a 40% dos friburguenses com título de eleitor. Com ensino médio completo são 27.636 eleitores e com ensino superior completo 10.737.

Olaria continua sendo o bairro com maior número de eleitores em Nova Friburgo: são 23.885. O segundo bairro com mais eleitores é o Centro, com 20.248. Em seguida, o Cônego, com 6585. Em relação aos distritos, Conselheiro Paulino é o que tem o maior número de eleitores, com 16.250. Mas, somados aos bairros, Prado e Jardim Ouro Preto, Conselheiro Paulino chega a 26.676 eleitores. O segundo distrito com maior número de friburguenses com título de eleitor é Mury, com 4.846 e, em terceiro lugar o distrito de Riograndina, com 4.139.

Nova Friburgo tem duas zonas eleitorais, 75 locais de votação e 516 seções. Ainda sobre os eleitores de Nova Friburgo, 45,90% estão aptos a votar com biometria. São 71.076 eleitores cadastrados para usar a digital na hora de escolher seus candidatos. 

Diferença entre voto em trânsito e justificativa de falta

Os eleitores que não estiverem em seu domicílio eleitoral podem justificar a falta no dia da eleição em qualquer lugar de votação. A justificativa pode ainda ser feita no mesmo dia e horário da votação, por meio do aplicativo e-Título. Há também a possibilidade de se apresentar a justificativa de ausência das eleições em até 60 dias após o pleito.

O voto em trânsito, quando o eleitor pode votar fora do seu domicílio eleitoral, só está autorizado para quem solicitou até a data permitida, 18 de agosto. A autorização é temporária, válida somente para esse pleito. No voto em trânsito, o eleitor poderá votar para deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República, caso esteja no estado, onde está registrado para o voto. 

Já para quem estiver em outro estado, o voto em trânsito será apenas para o cargo de presidente da República. A indicação do município para votar em trânsito também está limitada às capitais e cidades com eleitorado igual ou superior a 100 mil pessoas. (Fonte: Tribunal Superior Eleitoral).

Mudança em locais de votação

Cerca de 60 seções eleitorais de Olaria, Conselheiro Paulino, Prado, Riograndina, Campo do Coelho e Rio Bonito, no distrito de Lumiar, vão mudar de endereço nas eleições gerais deste ano. Com isso, mais de 16 mil eleitores deverão consultar no TRE-RJ os novos locais de votação.

No bairro Olaria, os eleitores que votavam nas 14 seções da Escola Municipal Dermeval Barbosa Moreira passarão a votar na Cooperativa Educacional Escola Fribourg. As quatro seções da Escola Municipal Professor Messias de Moraes Teixeira passarão para a Escola Municipal Batista.

No distrito de Conselheiro Paulino, outros quatro locais de votação serão alterados. As sete seções do ginásio esportivo Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão) passarão para o Centro Educacional São Domingos. Já os 1.094 eleitores das quatro seções da Escola Municipal Ernesto Tessarollo passarão a votar na Escola Municipal Lafayette Bravo Filho. 

No Prado, as três seções que funcionavam na Escola Municipal Dinah Lantimant Bravo passarão para o Colégio Municipal Rui Barbosa. Também no Prado, os eleitores que votavam nas nove seções que funcionavam na Escola Municipal Hélio Gonçalves Corrêa passarão a votar no Colégio Estadual Vicente de Moraes.

Já no distrito de Campo do Coelho a seção que antes funcionava no Colégio Estadual Eduardo Breder se juntará às outras nove que já funcionavam na Escola Municipal Hermínia da Silva Condack. No distrito de Riograndina, os 4.139 eleitores das 14 seções eleitorais da Escola Municipal Estação do Rio Grande passarão a votar no Colégio Estadual Emília Roschemant. 

Na localidade rural de Rio Bonito, no distrito de Lumiar, as quatro seções, que funcionavam na Escola Municipal Nossa Senhora de Nazareth e no mini posto de saúde Nossa Senhora de Nazareth passarão a funcionar na Escola Municipal Alair Campos Ouverney. Com isso, 427 eleitores passarão a votar na nova escola.

Como confirmar o local de votação

A Justiça Eleitoral disponibiliza três formas para o eleitor confirmar seu local de votação: o site do TRE-RJ, o aplicativo e-Título ou, ainda a Central de Atendimento Telefônico. Através do site, o eleitor deve clicar em “Eleições e Eleitor” e, em seguida, “Situação e local de votação”. Basta então preencher os dados pedidos pelo formulário.

O aplicativo e-Título, uma versão digital do título de eleitor, também informa o local de votação. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais App Store e Google Play. Por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia o usuário até sua seção eleitoral.

A consulta sobre o local de votação também pode ser feita por meio da Central de Atendimento Telefônico, pelo (21) 3436-9000. O serviço funciona das 11h às 19h, de segunda a sexta-feira. Na ligação, deve-se digitar a opção 4, para ser direcionado ao serviço de consulta ao local de votação.

Caso o eleitor tenha dificuldades em acessar os meios virtuais, pode também comparecer presencialmente aos cartórios eleitorais de Nova Friburgo, das zonas eleitorais 26ª e 222ª, que funcionam no prédio do antigo fórum, na Praça Getúlio Vargas, 89, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.

 

LEIA MAIS

Resultados do primeiro turno das eleições frustraram as previsões das pesquisas feitas pelos principais institutos do país

Material facilita o acesso de eleitores, candidatos e partidos aos prazos a serem cumpridos

Urnas serão “reinseminadas” para o segundo turno no próximo dia 30

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra