e-Título só pode ser baixado nos celulares até sábado

Quem não conseguir usar devidamente a versão digital do título poderá votar apresentando um documento oficial impresso e com foto
sexta-feira, 30 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: TSE)
(Foto: TSE)

Cada vez mais eleitoras e eleitores têm baixado o aplicativo e-Título nos aparelhos celulares, já que o app pode ser usado no dia do pleito para diversas finalidades, como consultar o local de votação (zona e seção eleitoral) e justificar a ausência à eleição, entre outras.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta os eleitores a seguirem certas regras de utilização e atualizarem o e-Título o quanto antes, a fim de evitar que uma grande quantidade de acessos simultâneos sobrecarregue o sistema, fazendo com que o aplicativo não funcione direito.

Por isso, quem pretende utilizar a versão digital do título eleitoral tem só até este sábado, 1º de outubro, véspera da votação do primeiro turno, para baixar o app. Depois disso, só na próxima segunda-feira, 3. No domingo, 2, dia da votação, a emissão do e-Título estará suspensa, para evitar a sobrecarga no sistema da Justiça Eleitoral. Para um eventual segundo turno, em 30 de outubro, a regra será a mesma: só será possível baixar a via digital do título até a véspera, ou seja, 29 de outubro. Quem não conseguir baixar a versão digital e não tiver o título impresso poderá votar na seção eleitoral em que estiver cadastrado apresentando ao mesário um documento impresso oficial com foto. 

Como baixar o app

Mais de 27 milhões de eleitores já ativaram o e-Título. O app substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação, desde que atualizado e com foto. Por isso, é importante se organizar e não deixar tudo para a última hora. Para obter a versão digital é preciso fazer o download do e-Título no celular ou tablet. O aplicativo funciona nos sistemas Android e iOS e pode ser baixado na App Store e na Google Play.

App com novidades

O aplicativo do e-Título está de cara nova e conta com recursos mais modernos de acessibilidade. Em maio de 2022, a tela mudou da cor verde para a azul, com o objetivo de proporcionar maior conforto às pessoas com algum tipo de deficiência visual, como o daltonismo.

Além disso, foi incorporada à versão digital do título de eleitor a ferramenta “Gestão de Atendimento”, que permitirá um controle do fluxo de acesso aos principais serviços pelo eleitorado. Por meio da função, caso haja um grande número de solicitações realizadas simultaneamente, a eleitora ou o eleitor entrará em uma espécie de espera e, quando tentar acessar novamente o aplicativo, terá preferência no atendimento.

O novo e-Título apresenta ainda uma evolução na funcionalidade de notificações. Agora, o dispositivo também possibilita o registro do histórico de avisos recebidos pelo usuário ao longo do período de uso da versão digital do documento. A utilização da via digital do título de eleitor como documento de identificação na data do pleito está prevista no artigo 111 da Resolução TSE  23.669, que trata dos atos gerais do processo eleitoral para o pleito de 2022.

O eleitor também pode imprimir o título em casa para levá-lo no dia da votação, a fim de não depender do celular. (Fonte: TSE)

LEIA MAIS

Resultados do primeiro turno das eleições frustraram as previsões das pesquisas feitas pelos principais institutos do país

Material facilita o acesso de eleitores, candidatos e partidos aos prazos a serem cumpridos

Urnas serão “reinseminadas” para o segundo turno no próximo dia 30

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra