Dia Mundial da Água: Friburgo é um dos melhores municípios do Brasil em água limpa

ONU propõe que as pessoas sejam beija-flores na gestão da crise hídrica
quarta-feira, 22 de março de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

Celebrado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água é uma data importante para relembrar a importância desse recurso para a manutenção do ecossistema e da vida (humana, das plantas e dos animais), bem como resgatar a pauta de conscientização e boas práticas de preservação dos recursos hídricos.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 21 de fevereiro de 1993 com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância de preservar o recurso da natureza. Nova Friburgo é um dos melhores municípios do Brasil em água limpa e saneamento básico. É o que mostra o relatório com o ranking de municípios para 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Em água limpa e saneamento, Nova Friburgo tem nota 85,14 e em vida na água, 82,81. O relatório completo com todos os objetivos pode ser acessado aqui

Gestão da crise da água

A ONU definiu para o Dia Mundial da Água 2023, o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”, com o objetivo discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento. A ONU iniciou a campanha de promoção sobre a data convidando as pessoas a repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, na escola, na comunidade, enfim, na vida, assumindo o compromisso de mudanças nas ações de tratamento da água. 

A campanha está usando como estratégia de sensibilização a fábula de um beija-flor que se esforça em apagar o incêndio da floresta carregando água pelo seu bico. É uma história sobre como lidar com crises. Na chamada sobre a data, a ONU questiona: “neste exato momento, estamos diante de uma crise global de água e saneamento, ficaremos parados e olhando ou vamos agir?”

A fábula do Beija-flor

Era uma vez uma floresta, onde um incêndio teve início. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza.

Acima de suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram a ele o que estava fazendo:

– Estou voando até o lago para pegar e usá-la no combate ao fogo.

Os animais riram dele e disseram:

– Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio!

E o beija-flor replicou:

– Estou fazendo aquilo que posso.

O Beija-flor está ajudando a solucionar o problema, gota a gota. Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo.

Você também pode ser um beija-flor. Cada atitude sua, não importa qual pequena seja, ajudará a solucionar a crise global da água.

Dicas para economizar água

  • Utilize só o necessário: reduzir o tempo no banho, manter as torneiras fechadas quando escovar os dentes ou cozinhar são algumas boas práticas que são sempre muito bem-vindas quando o assunto é economizar água.

  • Aproveite a água da lavadora: a água utilizada para lavar a roupa pode ser reaproveitada para outras finalidades como lavar o quintal. Dessa forma evita desperdícios. 

  • Não lave calçadas com mangueiras: apesar da praticidade, as mangueiras representam um gasto de 120 litros de água quando usadas para essa finalidade. Por isso, que tal substituir o uso da mangueira por uma vassoura ou, no máximo, um balde com água? O mesmo vale para lavagem de carros.

  • Verifique se há incidência de vazamentos: infiltrações são um problema que muitas casas precisam lidar. Além do mofo e de todos os outros malefícios trazidos, ainda é um desperdício de água gigante. Para esses casos, é importante buscar ajuda especializada.

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: