Delegação fluminense embarca para a 3ª edição dos Jogos Escolares

Governo do Rio garantiu as passagens aéreas para a ida da delegação
quarta-feira, 01 de novembro de 2023
por Vinicius Gastin
Delegação fluminense conta com 207 estudantes-atletas, 36 técnicos e nove dirigentes (Fotos: Divulgação)
Delegação fluminense conta com 207 estudantes-atletas, 36 técnicos e nove dirigentes (Fotos: Divulgação)

O Governo do Estado começou a embarcar os 252 integrantes da delegação fluminense que vão representar o Rio de Janeiro na terceira edição dos Jogos Escolares Brasileiros, o JEB’s 2023, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Até o próximo dia 9, em Brasília, pelo menos 6.100 estudantes-atletas, de todo o país, com idades entre 12 e 14 anos, vão disputar em 18 modalidades.

Para garantir a presença da delegação estadual, a Secretaria estadual de Esporte e Lazer do Rio, com apoio da CBDE, da Federação dos Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (Feerj), de escolas, pais e responsáveis, organizou a inscrição dos atletas. Por meio da secretaria, o Governo do Rio garantiu as passagens aéreas para a ida da delegação.

A iniciativa contou com apoio do Ministério do Esporte, que assegurou o deslocamento dos atletas em diversas regiões do país. A secretaria ainda entregou kit com uniforme completo à equipe do TimeRJ, reafirmando o compromisso do Governo do Rio com o desporto escolar.

“Temos um forte compromisso com o desporto escolar e a Secretaria de Esporte e Lazer está cuidando dessa garotada com empenho e dedicação. Agradeço também pelo apoio do Ministério do Esporte. Mais uma vez, nossos representantes terão o suporte da nossa equipe garantindo as condições necessárias para que tenham um ótimo desempenho e vivam toda a experiência de um campeonato como os jogos escolares”, disse o governador Cláudio Castro.

Os Jogos Escolares Brasileiros estimulam a participação dos jovens da educação básica de ensino em atividades desportivas. Para garantir o suporte necessário à delegação fluminense, a Secretaria estadual de Esporte e Lazer investiu recursos da contrapartida social da Lei de Incentivo ao Esporte para a compra de passagens – que também terão aporte do Ministério do Esporte, do Governo Federal –, além dos uniformes

Foram investidos R$ 680.760 para a compra de 50% dos bilhetes aéreos e para a confecção do kit personalizado com camisa, camiseta, bermuda, casaco, calça, meias, tênis, sacochila e squeeze.

“Estamos muito felizes com essa vitória do esporte estudantil, resultado de uma grande união de esforços e do apoio do Ministério do Esporte, através do ministro André Fufuca, da CBDE, da Feerj, escolas, técnicos, pais e responsáveis, todos foram fundamentais para assegurar a ida dos nossos atletas. Para muitos, será a primeira experiência em uma competição nacional, em outro estado, e viajando de avião. O Governo do Rio espera que todos aproveitem bastante, adquiram bagagem cultural e vivências que ajudem a aprimorar suas carreiras e trajetórias”, disse o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

A delegação fluminense, com 207 estudantes-atletas, 36 técnicos e nove dirigentes, participou na semana passada, da cerimônia de abertura do evento, com a presença do secretário Rafael Picciani. No dia 4 de novembro tem início a programação cultural, com a Noite dos Estados, que incentiva o intercâmbio entre as diferentes culturas, sotaques e costumes dos 26 estados e do Distrito Federal, em um ambiente festivo, com o melhor de cada região brasileira.

Durante o evento, cada estado terá um estande para expor materiais visuais, itens culturais, alimentos e bebidas (sem álcool), artesanato e o que mais representar uma característica regional.

Incentivo e fomento ao esporte no RJ

A Lei de Incentivo ao Esporte do Rio de Janeiro (Lei 8.266/2018, que substituiu a lei 1.954/92) autoriza o governo estadual a investir os recursos da contrapartida social em ações, atividades e eventos de fomento à prática esportiva no território fluminense, além da compra de material e equipamentos.

As passagens e os uniformes dos atletas foram pagos pelas empresas Tática Marketing Esportivo Eireli, do evento Rio S21K 2023, e Dulmani Consultoria Ltda, do projeto Rio Copa PSG Academy.

“Foi uma parceria incrível com todos os envolvidos, todos se uniram para tornar a ida da nossa delegação possível. Agora, temos uma equipe completa de 252 pessoas dedicadas a realizar os melhores Jogos Escolares Brasileiros e representar o desporto escolar do Rio de Janeiro, que está em constante desenvolvimento e consolidação no estado”, comemorou o chefe da delegação fluminense, João Lucas Orsay.

Esta é a sexta competição no país voltada ao esporte estudantil com a presença da delegação fluminense: na Gymnasiade, a maior competição mundial do desporto escolar realizada no Rio, em agosto, com 1.400 competidores de 46 países, 71 atletas representaram o Rio de Janeiro. A delegação brasileira conquistou o 1º lugar na disputa.

Nos Jogos da Juventude, em setembro, o Estado do Rio enviou 169 atletas para Ribeirão Preto-SP, que saíram de lá com um histórico segundo lugar no quadro geral de medalhas. O Governo do Estado também realizou as Seletivas Paralímpicas e a ida da delegação fluminense para as Paralimpíadas Estudantis, em São Paulo, além de fomentar, pela Lei de Incentivo, o 41º Intercolegial.

Foto da galeria
JEB’s 2023, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar, é disputado em 18 modalidades
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: