Contas de luz: bandeira tarifária continua verde em março

Condição não gera acréscimo nas faturas de consumo dos brasileiros
quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

A bandeira tarifária das contas de energia elétrica vai continuar com a cor verde em março, portanto, sem gerar cobrança adicional dos consumidores brasileiros. A confirmação foi feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta semana. A bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), que é um conjunto de linhas de transmissão que leva energia elétrica das usinas aos consumidores.

Este será o 23º mês consecutivo sem cobrança de tarifas adicionais nas contas de luz dos brasileiros. Desde abril de 2022, a Aneel mantém a bandeira verde, adotada sempre que se tem condições favoráveis de produção de energia hidrelétrica no Brasil. 

O sistema de bandeiras tarifárias nas contas de energia foi criado em 2015 e tem objetivo de garantir transparência ao custo real da energia. No país, há três tipos de bandeiras tarifárias nas contas de luz: verde, amarela ou vermelha com dois patamares.

Quando a bandeira é verde, as condições hidrológicas para geração de energia são favoráveis e não há cobrança extra nas contas dos consumidores. Quando as condições forem desfavoráveis, a bandeira adotada pode ser a amarela ou a vermelha (patamar 1 ou 2), que acrescem, respectivamente entre R$ 6 e até R$ 14, em média, valores proporcionais ao consumo observado no imóvel. 

A cada mês, as condições de operação do sistema de geração de energia elétrica são reavaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico. A partir dessa avaliação, é definida a previsão de geração térmica, além do preço de liquidação da energia no mercado de curto prazo. (Fonte Aneel) 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: