Construção de nova sede parou um mês após o início

Ainda não há previsão para a retomada da obra tão sonhada por alunos e professores da tradicional escola da Vila Nova
quinta-feira, 31 de agosto de 2023
por Christiane Coelho Especial para A VOZ DA SERRA
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

O sonho de ter o retorno em breve do tradicional Colégio Municipal Odette Penna Muniz ao bairro Vila Nova durou pouco tempo. A construção da nova sede, iniciada em 26 de junho, foi paralisada exatamente 36 dias depois, no último dia 1º. De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, a interrupção da obra ocorreu devido à incompatibilidade entre os elementos estruturais do projeto executivo e os do projeto básico, o que ocasionou atraso no cronograma inicial. E não há prazo para a retomada da obra.

Em março deste ano, a prefeitura anunciou que as obras da nova escola começariam brevemente, depois de um imbróglio na justiça. Foram três meses entre o anúncio e o início das obras. Na ocasião, foi informado que, de acordo com uma sentença judicial, a empresa responsável pela construção do novo Colégio Odette é a empreiteira TRZ Engenharia, que receberá R$3.361.395,82 pelo serviço.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a nova escola terá capacidade para 260 alunos por turno. Serão, no total, dez salas acrescidas de salas extras de artes plásticas, teatro, lutas e dança, informática, multimeios e multifuncional, além de biblioteca e um setor de audiovisual, área de convivência descoberta, espaço de socialização e uma quadra, ambos cobertos.

Sem prédio próprio há quatro anos

O prédio antigo da escola, na Praça da Bandeira, também na Vila Nova, foi interditado pela Defesa Civil, em 12 de junho de 2019, depois de A VOZ DA SERRA denunciar as péssimas condições em que se encontrava a estrutura do imóvel, um casarão antigo ao lado do quartel do Corpo de Bombeiros. Na época, a Secretaria de Educação transferiu os alunos do Odette para o Colégio Estadual Jamil El Jaick, no Centro, e confirmou que não havia como reformar o imóvel e que iria construir uma nova escola.

Mais de dois anos depois, houve a licitação para contratação de uma construtora, mas o processo acabou sendo paralisado judicialmente. 

Em uma audiência pública para tratar da construção do novo prédio do Colégio Odette Penna Muniz, que aconteceu em 8 de junho de 2022, o então procurador do município, João Figueiró, explicou que já havia iniciado os trâmites legais em 2021 para a construção de uma nova sede, na Rua Prudente de Moraes. 

A licitação ocorreu no dia 26 de agosto de 2021 e a empresa TRZ Engenharia foi a vencedora, porém, as demais empresas participantes da licitação entraram com pedido de recurso. No dia 27 de outubro do mesmo ano, a sessão teve prosseguimento, quando a empresa GranRio Engenharia venceu, ofertando o menor preço global de R$3.139.588,20. Entretanto, a segunda colocada entrou na Justiça paralisando o processo”, esclareceu ele na ocasião.

Depois de quase um ano de espera, em outubro de 2022, a Justiça autorizou o prosseguimento dos trâmites das obras de construção da nova sede do Colégio Odette Penna Muniz.

Uma escola de tradição

O Colégio Municipal Odette Penna Muniz completou 51 anos em abril. Fundado em 1972, o Odette, como é carinhosamente chamado por alunos e ex-alunos, é tradicional em Nova Friburgo, por onde passaram vários nomes, que hoje, são destaques no município.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: