Confira as ocorrências com as chuvas deste fim de semana em Nova Friburgo

Previsão é de chuva para os próximos dias no município
segunda-feira, 25 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
Instituto Friburgo Solidário está distribuindo kits com material de limpeza e higiene para as famílias afetadas com as chuvas em zonas rurais (Foto: Divulgação)
Instituto Friburgo Solidário está distribuindo kits com material de limpeza e higiene para as famílias afetadas com as chuvas em zonas rurais (Foto: Divulgação)

As principais ocorrências em Nova Friburgo com as chuvas deste fim de semana, de acordo com a Defesa Civil, foram: inundação na Ponte da Saudade levou duas pessoas (mãe e filha), um cachorro e um gato a serem abrigadas no ponto de apoio da Via Expressa. O imóvel delas foi interditado preventivamente e será reavaliado após o período de chuvas.

Inundação em Lumiar, onde o ponto da Escola Municipal Acyr Spitz foi aberto mas não houve procura; alagamento e queda de barreira em alguns pontos da estrada de acesso a Rio Bonito, no mesmo distrito; inundação em Salinas e nas proximidades (3º distrito, área rural). 

Doze pessoas desabrigadas em Centenário (zona rural) estão no Ponto de Apoio da Creche Vovó Dolores, sendo seis adultos e seis crianças. Há também cinco pessoas desalojadas.

Nesta segunda-feira, 25, o Colégio Agrícola Rei Alberto I (Ibelga), localizado na região de Salinas, suspendeu as aulas para garantir a segurança de servidores e alunos. 

Previsão do tempo

(Fonte: Inmet)

Terça-feira, 26: muitas nuvens com chuva isolada. Mínima de 15 graus e máxima de 21 graus. 

Quarta-feira, 27: muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. Mínima de 14 e máxima de 20. 

Quinta-feira, 28: muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. Mínima de 15 e máxima de 21. 

Sexta-feira, 29: nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Mínima de 15 e máxima de 22. 

Orientações

A população deve permanecer atenta para os alertas da Defesa Civil e, em caso de emergência, ligar para o número 199. As equipes seguem monitorando a passagem desta frente fria e permanecem de prontidão para atender eventuais ocorrências.

Em situações de chuvas intensas e relâmpagos, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de enxurrada, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Também é orientado procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre diante de um grande perigo confirmado. Mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Situação das estradas

A Prefeitura de Nova Friburgo informa que a estrada Serramar foi totalmente liberada após um deslizamento de terra entre os km 33 e 34, na altura de Santa Luzia, no município de Casimiro de Abreu, na divisa com Nova Friburgo.   

Equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), da prefeitura de Casimiro de Abreu e da Subprefeitura de Lumiar e São Pedro da Serra atuaram na retirada dos dejetos.

Durante esta segunda-feira, 25, a Rodovia RJ 116 no trecho da Serra dos Três Picos, entre os quilômetros 51 e o 60, funcionou com pontos de Pare e Siga. Nos locais, operários com o apoio de máquinas e caminhões fizeram a retirada de pedras que desceram de encostas durante as fortes chuvas que caíram na região.

A Defesa Civil de Nova Friburgo recomenda cautela aos motoristas que  precisem trafegar pela rodovia, visto que ocorreram pequenos deslizamentos em alguns pontos.

Ajuda às famílias afetadas

O Instituto Friburgo Solidário está distribuindo kits com material de limpeza e higiene para as famílias afetadas com as chuvas em zonas rurais, como Salinas e Centenário, onde pequenos agricultores sofreram perdas em suas lavouras. Cada kit custa R$ 39. Ajude com qualquer valor pelo Pix 09.028.996.0001-18.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: