Concessionária de energia terá suporte especial no dia da votação

Manutenção preventiva, ampliação de equipes e monitoramento em tempo real fazem parte da estratégia para minimizar risco de falta de luz
quinta-feira, 29 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A concessionária de energia elétrica de Nova Friburgo Energisa montou um plano especial de atuação para reduzir ao mínimo o risco de falta de energia nos locais de votação no primeiro turno das eleições, no próximo domingo, 2 de outubro. As ações de manutenção preventiva, ampliação de equipes e monitoramento em tempo real cobrem mais de 70 seções eleitorais e locais de apuração no município. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ), cerca de 150 mil eleitores estão aptos a votar no município.

O gerente de Construção e Manutenção da Energisa, Anderson Rabelo, comenta que o planejamento contou com uma rigorosa inspeção nos circuitos que fornecem eletricidade para os locais de votação visando identificar a necessidade de manutenção preventiva. “Como, por exemplo, a necessidade de substituição de algum componente como isolador ou cabo, ou até mesmo a poda de árvores que estejam próximas aos cabos. Dessa forma, diminuímos a possibilidade de faltar energia no momento da votação”, explicou.

A quantidade de equipes de manutenção de plantão também será ampliada, as quais ficarão a postos em pontos estratégicos para atender rapidamente a qualquer ocorrência. Tudo será monitorado em tempo real no Centro de Operações Integrado (COI), da concessionária de energia, de onde os técnicos usam um canal direto para contato com os eletricistas que estão em campo, bem como com o call center e com o TRE. Do Centro de Operações temos uma visão geral do sistema elétrico da nossa área de concessão e podemos direcionar melhor os recursos. Até mesmo o clima será monitorado em tempo real para ajustarmos a estratégia de atuação caso um temporal ocorra”, afirmou.

Anderson Rabelo lembra que as redes de energia, por serem aéreas, estão expostas e suscetíveis a ocorrências de falta de energia provocadas por fatores externos imprevisíveis como, por exemplo, colisões de veículos contra postes, queimadas, pipas e até a intervenção por pessoas não autorizadas em fios de energia. Por isso, reforça a importância da população observar os limites de velocidade das ruas, não realizar queimadas ou soltar pipas próximo às redes elétricas.

Na última semana, a equipe da Energisa se reuniu com o TRE para apresentação do Plano Especial de Eleição pela empresa e estabelecer o alinhamento com o órgão sobre os canais de contato a serem acionados em caso de necessidade de atuação da empresa, em especial quanto ao fornecimento de energia nos locais de votação. 

LEIA MAIS

Resultados do primeiro turno das eleições frustraram as previsões das pesquisas feitas pelos principais institutos do país

Material facilita o acesso de eleitores, candidatos e partidos aos prazos a serem cumpridos

Urnas serão “reinseminadas” para o segundo turno no próximo dia 30

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra