Concessionária de energia monitora alerta de altas temperaturas

Região pode atingir até 37 graus nos próximos dias
quarta-feira, 20 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Desde que institutos de meteorologia e sites especializados em previsão do tempo confirmaram que os últimos dias do inverno e os primeiros da primavera (que começa no próximo sábado, 23) serão marcados, na maior parte do Brasil, por altas temperaturas, equipes de engenheiros e técnicos da concessionária de energia elétrica de Nova Friburgo, Energisa, monitoram uma nova onda de calor extremo. 

As regiões da Zona da Mata Mineira e do Estado do Rio de Janeiro deverão ser afetadas, segundo dados do Grupo Storm, empresa que presta consultoria para a concessionária sobre clima. A onda de calor, em partes, é um dos efeitos do fenômeno El Niño que tende a favorecer que o calorão com possibilidade de fortes chuvas ocorra com maior frequência e intensidade.

Por causa das altas temperaturas, a Energisa intensificou as orientações sobre os cuidados com a saúde, neste período, principalmente para as suas equipes de trabalho externo. “É importante se hidratar. Andar o tempo inteiro com a garrafinha de água cheia. Se tiver uma sombra, parar de vez em quando e dar sempre uma pausa no que estiver fazendo se sentir fadiga, cansaço, sonolência excessiva e tontura quando estiver ao sol”, explica Wagner Biffe, coordenador de Saúde e Segurança da empresa.  

Outro cuidado é com os equipamentos de distribuição de energia. “A concessionária tem feito um mapeamento em tempo integral de toda a rede elétrica dentre um plano chamado de Ondas de Calor, que estuda e monitora os efeitos do clima e em especial do fenômeno El Niño na nossa região. Para a área de concessão da Energisa Minas Rio está prevista uma temporada prolongada de calor intenso. Logicamente isso tem impacto na rede que opera com alto consumo. Nós já investimos milhões de reais na troca de transformadores e estamos substituindo mais equipamentos ao verificar picos de consumo pelo calor elevado. Mas sempre que um cliente tiver uma ocorrência, ele deve entrar em contato pelos canais de atendimento”, destacou Victor Rispoli, gerente de Operações da empresa.

A meteorologista e consultora da Energisa Ana Paula Paes chama atenção para as regiões de Leopoldina-MG e Nova Friburgo. “O pico da onda de calor desta semana deve ocorrer em áreas mais ao Sul e Centro-Oeste do Brasil, mas ainda assim vale a atenção para as máximas que podem atingir 37 graus em áreas do centro-sul da Zona da Mata Mineira e do Rio de Janeiro ”, observa.

Como evitar aumento na conta de luz

Essas variações de temperatura podem contribuir para um acréscimo no valor da conta de energia, já que o uso dos aparelhos de ar-condicionado, ventilador e geladeira aumenta com o calor. Algumas atitudes podem contribuir para suavizar o custo da conta de energia do fim do mês. Veja:

Ar-condicionado 

●      Não deixe portas e janelas abertas com o equipamento ligado

●      Mantenha os filtros limpos 

●      Diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho

●      Coloque cortinas nas janelas que recebem sol direto

●      Se possível, priorize a posição de 23 graus  

Ventilador

● Deixe ligado apenas quando alguém estiver usando. Deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente, não funciona, ele apenas desperdiça energia

   Geladeira 

●     Evite deixar a porta aberta

●     Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções 

●     Não coloque alimentos quentes dentro do equipamento 

●     Deixe espaço para ventilação na parte de trás da geladeira  

●     Não forre as prateleiras 

●     Descongele a geladeira e verifique as borrachas de vedação regularmente

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: