Como formar filhos leitores

Em geral, elas dispersam, por estarem acostumadas com estímulos proporcionados pelas telas
sexta-feira, 15 de dezembro de 2023
por Maíra Lot Micales*
Como formar filhos leitores

É realmente desafiador conquistar a atenção das crianças durante minhas palestras nas escolas, especialmente com a constante distração provocada pelo uso excessivo de celulares. Em geral, elas dispersam, por estarem acostumadas com estímulos proporcionados pelas telas. Essas são atividades nas quais nós mesmos, adultos, nos apegamos sem perceber e inadvertidamente transmitimos esses hábitos aos nossos filhos. 

Vivenciei esse contratempo quando fiz uma apresentação para crianças do 6º e 7º anos do ensino fundamental II. Os professores já haviam avisado que seria difícil fazer com que elas se concentrassem. Por isso, usei uma estratégia de choque e perguntei aos pequenos se sabiam quantos livros um brasileiro lê por ano. Afinal, temos uma média de 2,43, enquanto na Finlândia chega a 17 obras lidas.  

Sei que parece uma estratégia um pouco drástica, mas conquistei rapidamente a atenção dessas crianças e deixei meu ponto de vista claro: quando não lemos, todo nosso aprendizado fica comprometido. Sem a leitura, perdemos informações preciosas, diversão e oportunidades de nos tornarmos pessoas grandiosas. 

Para manter o interesse nos livros e estimular o gosto pela leitura em crianças que passam horas a fio diante de dispositivos eletrônicos, a resposta não é proibir o uso de telas. Mas, sim, integrar as obras de forma positiva em suas vidas, ensinar que ler também é divertido. Deixar o celular de lado ao menos por meia-hora, acompanhar a leitura dos filhos e ler com eles também é legal. Os pais precisam ser exemplos.  

Olhando um pouco para minha própria história, sou filha de livreiros. Até hoje meus pais mantêm pilhas de livros na mesa ao lado da cama. Isso fez com que eu me tornasse uma publisher e autora de livros infantis. Meu amor pelos livros não nasceu espontaneamente. Ele foi cultivado por toda a minha vida. Ver meus pais lendo com certeza virou a chave para que eu me interessasse pela leitura. 

Não ignoro as urgências que a vida moderna nos impõe. Eu mesma, em uma fase complicada, me peguei compulsiva no uso do celular. Ocupada por tarefas inúteis e consumindo toneladas de informação jogadas em sequência pelo aparelho. Logo, meus filhos, praticamente bebês naquela época, estavam fascinados pelo smartphone também. 

Isso me deu um estalo, voltei imediatamente a realizar passeios em livrarias com as crianças (uma experiência maravilhosa). Tornei os livros o único tipo de compra sem restrição de orçamento em casa.

Disponibilizei tudo o que lhes despertava o interesse, de gibis a contos, até que chegassem aos grandes livros. Foi essa atitude que me deu a felicidade de hoje ter filhos que leem. Aliás, leem muito mais do que eu lia na minha infância. Algo que cultivei e deu frutos maravilhosos, pois a cada página sinto que os meus pequenos ficam mais preparados para a vida. 

Afinal, as histórias também ensinam a compreender os sentimentos e o mundo em que estão inseridos. Quem cultiva o amor pela literatura desde cedo, que gosta de aprender coisas novas, pode auxiliar no nosso futuro e torná-lo melhor.  

(*Autora do livro “O educado do Eduardo", entre outros, ela une o universo lúdico das histórias ao preparo da criança para a superação de desafios próprios da infância)

Dicas

Quem soltou o Pum? — A história é simples, mas a sacada é ótima: imagine um cachorrinho de estimação que se chama Pum! Dá para tirar diversos trocadilhos, criando frases e situações realmente hilárias. O Pum é barulhento e atrapalha os adultos, que dizem que em dia de chuva, ele fica mais fedido. Pobre Pum e pobre do dono dele! Mas com o Pum é assim: simplesmente ninguém consegue evitar que ele escape e cause inconvenientes. (Blandina Franco, Ed. Cia. das Letrinhas).

O coração que saiu pela boca — Já imaginou se fosse possível o nosso coração sair pela boca e viajar por aí? Esta é a história do menino Hugo e do seu coração. Mas poderia ser a história de muitas outras crianças e seus corações. É também a história de um grande susto, de nossos medos, sonhos e desejos mais profundos. De um menino e seu futuro, de sua aventura fantástica vivida pelo coração de Hugo. (Marcelo Maluf, Ed. Camaleão).

De quem é esta coroa? — Esta coroa é sua? De algum rei? Do fundo do mar? Ou seu dono foi parar no espaço? De quem é esta coroa? Entre neste livro e descubra como esta divertida história termina. E que há coroas que não são exatamente como a gente imagina. (Tino Freitas, Ed. Camaleão).

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: