Climatempo não descarta nova temporada de chuvas contínuas após o Natal

Modelos de previsão a médio prazo indicam possibilidade de chegada de nova ZCAS
segunda-feira, 14 de dezembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Lua em Nova Friburgo (Foto: Johnny Knupp)
Lua em Nova Friburgo (Foto: Johnny Knupp)

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o canal de umidade que desce da Amazônia em direção ao Sudeste que, associado a um sistema de baixa pressão subtropical, provocou dias seguidos de chuva nas últimas semanas já perdeu força. Como resultado, o sol voltou a brilhar em Nova Friburgo com mais intensidade nesta segunda-feira, 14. Mas, segundo o Climatempo, o  sistema de baixa pressão que ainda se afasta lentamente pela costa do Sudeste deve manter nuvens carregadas no Rio, com possibilidade de pancadas de chuvas a qualquer momento, todos os dias, até as vésperas do Natal.

Desde o fim de semana, agora ganha força sobre o Brasil um sistema de Alta pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), mudando a circulação dos ventos. A ZCAS se desorganiza de vez no fim de semana e grande parte das áreas de instabilidade se dissipa. Mas as projeções dos modelos de previsão de precipitação a médio prazo indicam a possibilidade de uma outra forte convergência de umidade na época do Natal. Ainda não se pode afirmar com precisão, mas, talvez, um novo evento de ZCAS se forme na última semana de 2020.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima