Chuva continua no Estado do Rio

Com o solo encharcado, qualquer pancada que ocorra deve ocasionar novos problemas, especialmente na Região Serrana
quarta-feira, 27 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Desde a última sexta-feira, 22, temporais vem castigando o Estado do Rio de Janeiro com o registro de altos volumes acumulados. Esse excesso de chuva causou diversos transtornos, como deslizamentos de terra, pontos de alagamentos e inundações de rios, inclusive em Nova Friburgo. Nesta terça-feira, 26, voltou a chover forte no município, à tarde, devido a passagem de uma nova frente fria em alto mar, gerando maior nebulosidade em todo o estado, com precipitação média prevista para a Região Serrana de 25 milímetros.    

Ainda vem mais chuva

Nos próximos dias o Estado do Rio poderá ter ainda mais chuvas de moderadas a fortes. Com o solo encharcado, qualquer pancada que ocorra terá potencial para ocasionar novas ocorrências, como deslizamentos de encostas e transbordamento de rios, especialmente na Região Serrana.

De acordo com o Climatempo, no decorrer desta quarta-feira, 27, a chuva ainda deverá ser frequente no decorrer do dia com muita nebulosidade. O risco se mantém para áreas previamente atingidas.

Esse padrão tende a começar a mudar um pouco na quinta-feira, 28. O norte fluminense e a Região dos Lagos deverão ter sol pela manhã e chuva à tarde. A cidade do Rio de Janeiro, Niterói e o litoral sul podem ter registro de chuva ao longo de todo o dia.

Na sexta-feira santa, 29, a chuva ainda deve continuar, principalmente pela manhã, podendo ganhar intensidade à tarde, em toda a região. Ao longo do sábado, 30, o sol deve aparecer entre muitas nuvens pela manhã, mas ainda tem chuva prevista para o restante do dia e as temperaturas tendem a  subir gradualmente. Nesta semana (até a sexta-feira, 29) são esperados entre 50 e 100mm de chuva no estado.

Previsão para Nova Friburgo

(Fonte: Inmet)

  • Quarta-feira, 27: muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. Mínima de 14 e máxima de 20 graus.
  • Quinta-feira, 28: muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. Mínima de 15 e máxima de 21.
  • Sexta-feira, 29: nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Mínima de 15 e máxima de 22 graus.

Orientações

A população deve permanecer atenta para os alertas da Defesa Civil e, em caso de emergência, ligar para o número 199. As equipes permanecem monitorando a passagem desta nova frente fria e estão prontidão para atender eventuais ocorrências.

Em situações de chuvas intensas e relâmpagos, a recomendação é que os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia sejam desligados. Em caso de enxurrada, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Também é orientado procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre diante de um grande perigo confirmado. Mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Solidariedade

No outono, as temperaturas costumam cair bastante em Nova Friburgo. Se antecipando a essa característica e visando atender às necessidades das famílias afetadas pelas chuvas recentes no distrito de Campo do Coelho, a Secretaria Municipal de Assistência Social anunciou que está recebendo doações de roupa de cama, toalhas, cobertores, agasalhos e meias. As doações devem ser entregues na sede da Secretaria, na Alameda Eduardo Guinle, 137, no Parque São Clemente.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: