Censo sem previsão para divulgação de novos dados

Informações sobre idade e sexo da população, que seriam reveladas no início deste mês, foram adiadas sem definição de data
quinta-feira, 14 de setembro de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Os brasileiros ainda não sabem quando terão conhecimento dos dados atualizados sobre idade e sexo da população do país apurados pelo Censo 2022. Assim como aconteceu com a finalização da fase de coleta de dados do Censo, a divulgação está passando por adiamentos. Dessa vez, o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) não definiu nova data.

Em nota, o Instituto informou que “o cronograma ainda não havia sido definido. Somente algumas divulgações tinham sido anunciadas. Além disso, com a chegada da nova direção, é natural que esses e outros fatores sejam revistos". Até o momento, foram divulgados somente dados de números de habitantes, domicílios, quilombolas e indígenas.

Dados de Nova Friburgo

Em 28 de junho, o IBGE divulgou os primeiros dados do Censo 2022, referentes à população e ao número de domicílios de cada município do Brasil. Em Nova Friburgo, são 189.937 habitantes, representando um aumento de 4,33% em relação ao Censo 2010. Mas, menor que o da estimativa de 2021 do IBGE que apontava para 191.664. E menor ainda que a prévia do Censo, divulgada no final de dezembro de 2022, que calculava 204.625 moradores na cidade.

Entre os 20 municípios mais populosos do Rio 

No Estado do Rio de Janeiro, Nova Friburgo é o 16º município em número de habitantes. A pesquisa do IBGE também aponta que Nova Friburgo tem uma densidade demográfica de 203,05 habitantes por quilômetro quadrado. A média de moradores por domicílio caiu de 2,8 para 2,4 entre 2010 e 2022, indicando uma menor taxa de natalidade e o progressivo envelhecimento da população.

O total de domicílios no município, saltou de 79.070 em 2010 para 97.206 em 2022, um aumento de mais de 18 mil unidades, equivalente a 22,93%. Desse montante, o número de domicílios ocupados também subiu de 64.062 em 2010 para 76.602 em 2022, consolidando um aumento de 19,57%.

Ao todo foram recenseadas 181.373 pessoas em Nova Friburgo, mas este não representa o número total da população, pois os recenseadores do IBGE não conseguiram realizar a entrevista em 3.706 domicílios. 

A fim de dar a máxima precisão à contagem, o órgão cruzou diversas fontes de informação, e levou em consideração a própria Lei de Bairros, que permite, por exemplo, ter acesso à médias de moradores por domicílio em cada localidade, entre muitos outros indicadores que nortearão a elaboração de políticas públicas específicas para as carências e potencialidades de cada região ao longo da próxima década.

Os dados do Censo também revelam que no Estado do Rio de Janeiro, a população é de 16.054.524, o que representa um aumento de 0,4% quando comparado ao Censo anterior. Já a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: